Abertura de UPA gera impasse político

0
Ascom Maragogi
MA03119_Banner_Circuito_Creche

Abertura de UPA gera impasse político

A abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Maragogi se transformou em um impasse político entre a presidente da Câmara de Vereadores, Elba Vasconcelos e o prefeito Henrique Peixoto.  O projeto de terceirização dos serviços de várias secretarias prevê também a gestão terceirizada da UPA. O impasse político se deu, segundo a assessoria do prefeito, depois que o Executivo resolveu seguir a orientação do Ministério Público e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para realizar concorrência pública para exploração dos passeios às Galés de Maragogi. A atividade é altamente lucrativa e vem sendo exercida por um pequeno grupo de empresários, que conseguiram, sem licitação, a concessão para  exploração desse passeio. Entretanto a presidente da Câmara alega que o projeto de terceirização precisa de um amplo debate com a realização de audiência pública, enquanto isso, a UPA continua fechada. A Unidade foi inaugurada ano passado e vai atender não só a Maragogi, mas a toda região Norte de Alagoas. O governo do estado liberou semana passada mais recursos que estavam faltando para abertura da UPA em Maragogi. Em contrapartida o prefeito não se deixou intimidar e disse que vai cumprir a lei e realizará a publicação do edital de concorrência pública, para exploração dos passeios  às Galés. Empresários de todo País estão interessados no edital procuraram a prefeitura para tomar conhecimento dos critérios.

Maragogi

Neste final de semana dois acidentes graves ocorreram em Maragogi e Porto Calvo, além de uma tentativa de homicídios em Matriz do Camaragibe. As vítimas tiveram que ser socorridas para Maceió e as outras para Recife. A permanência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Maragogi fechada poderá custar vidas, graças a um impasse político. O governo do estado poderá intervir na situação e determinar a abertura da UPA, enquanto o impasse políticos entre a presidente da Câmara e o prefeito perdure.

Maragogi 2

Os bugres continuam circulando nas praias de Maragogi sem que qualquer ação seja realizada pelas autoridades de trânsito. Em julho duas pessoas foram atropeladas por fapinhas, que também infernizam as praias de Maragogi, principalmente de Peroba e Barra Grande. Em junho uma jornalista polonesa chegou a denunciar que quase foi atropelada na praia de Maragogi por um bugre. O assunto foi matéria em uma revista na Europa.

Arapiraca

Um fato constrangedor ontem tipificou a necessidade da instalação de um núcleo do Instituto de Criminalística (IC) em Arapiraca. Uma jovem acometida de depressão cometeu suicídios durante a madrugada de ontem se enforcando em seu quarto. O corpo ficou no local por horas aguardando a chegada da equipa do IC de Maceió.

Arapiraca 2

Os clientes de bancos em Arapiraca devem ter muito cuidado ao realizar deposito de valores nos caixas eletrônicos. No último final de semana dois homens instalaram dois “chupa cabras” na agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Praça Marques da Silva. Os usuários devem observar se o caixa eletrônico tem algum fio dentro do local onde se deposita o envelope. Vale lembrar que a instituição bancária é responsável por crimes desse tipo cometidos dentro de suas instalações.

Arapiraca 3

Os proprietários de cinquentinhas lotaram ontem pela manhã as dependências do clube dos fumicultores em Arapiraca, para ouvir o diretor da 5ª Ciretran, Robério Athaide e o deputado Tarcizo Freire sobre a isenção do pagamento do licenciamento e a gratuidade para retirar as carteiras de habilitação, para esses veículos. O deputado disse que está aguardando a publicação de uma lei regulamentando esta situação. Cerca de 700 pessoas estiveram presente a reunião.

Delmiro

Os professores da rede estadual de Delmiro Gouveia estão dispostos a enfrentar o Executivo Municipal no que eles alegam ser falta de dialogo. Os professores realizam uma greve branca, vão para as salas, mas não dão aulas. Os trabalhadores da educação tiveram seus salários descontados com os dias que estiveram mobilizados realizando greve.

Delmiro 2

O decreto de municipalização do Pólo de Confecção de Delmiro Gouveia será publicado amanhã no Diário Oficial do Estado. A informação é do deputado Ronaldo Medeiros (PT) líder do governo na Assembléia  Legislativa, que foi procurado pelo deputado Tarcizo Freire que vem acompanhando bem de perto todo processo de municipalização do Pólo. O prédio continua fechado, mas com a vigilância da guarda municipal.

Porto Calvo

Em Porto Calvo  uma noticia agitou o mundo político local. O ex-vereador Juvenal Veiga (PSD) anunciou que teria fechado uma aliança política como o também ex-vereador David Pedrosa, que negou este fato. O problema teria sido gerado por pressão do ex-prefeito Kaika, que pretende emplacar sua irmã como vice de pedrosa ou de Juvenal. Há quem diga que a união de David e Juvenal ameaça a reeleição do atual prefeito Ormindo Uchoa.

Japaratinga

Empresários do turismo de Japaratinga estão solicitando ao prefeito Newberto Neves a recuperação da uma ponte de madeira existente no distrito de Barreiras do Boqueirão, em frente ao cemitério velho. A ponte é feita de troncos de coqueiros que já caíram e oferece perigo aos veículos que passam por lá. O prefeito disse a nossa coluna que vai mandar consertar a ponte.

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA