Covid- 19: Agreste sem água

0
http://www.maceio.al.gov.br/coronavirus/

Mais uma vez a Companhia de Águas de Saneamento de Alagoas (Casal) deixa a população do Agreste sem água. Fato que pode ser considerado um crime a saúde pública, neste momento da pandemia do coronavírus. Uma situação que chegou ao limite da paciência do povo sofrido, que sente de certa forma ser discriminado no tratamento desta empresa, que tem participação estatal. A falta de água atinge mais de 30 municípios do Agreste, além da maior cidade o interior que é Arapiraca, no total de cerca de 1 milhão de pessoas. O fato é grave e merece um posicionamento das autoridades médico-sanitária, que estão na linha de frente no combate ao covid-19. A empresa mais uma vez alega que a parada no abastecimento, se deve a serviços de manutenção nas estações de tratamento e bombas. Vale lembrar que a Casal já apresentou essa mesma desculpa mês passado, quando deixou a região mais de 20 dias sem água. Desta forma fica patente que algo está errado na forma de administrar e operacionalizar a empresa, que lidera o ranking de reclamações. Desde ontem cerca de 1 milhão de alagoanos estão sem água, neste momento tão crítico onde pequenas atitudes de higiene podem salva muitas vidas. Sem água, atitudes como tomar um banho, ou até mesmo lavar as mãos, para se prevenir contra o coronavírus deixam de ser realizados.  A Casal dessa forma concorre para o crescimento do número de casos do covid-19 e deve ser responsabilizada por isso.

Arapiraca/Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Jairo Barros disse que é um absurdo como a Casal trata a população. Segundo ele a Casa, juntamente com o MP, moveu uma ação contra a empresa ano passado, determinando que o serviço de abastecimento melhorasse. Jairo Barros disse que vai cobrar providencias judiciais para garantir que Arapiraca recebe um serviço de abastecimento adequado.

Maragogi/aeroporto

O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira está buscando encontrar um local adequado para instalar a estação de transbordo do município. A exigência é técnica para construção do aeroporto na região. As normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que a estação de transbordo esteja localizada à 20 quilômetros da pista.

Maragogi/aeroporto 2

O aeroporto de Maragogi, surge neste momento como um equipamento fundamental para a atividade turística. O novo cenário criado pela pandemia exige isolamento social e privacidade das pessoas. O aeroporto vai propiciar a quem vai a Maragogi, a possibilidade de um local sem aglomerações de pessoas, como ocorre nos aeroportos de Recife e Maceió.

Arapiraca/hospital

O secretário estadual de saúde, Alexandre Ayres, disse a nossa coluna que as obras de instalação do hospital campanha do Agreste, serão iniciadas em Arapiraca, na próxima semana, juntamente com a Central de Triagem. O secretário disse ainda que a Unidade de Emergência do Agreste vai ganhar mais 20 novas Utis.

Arapiraca/prefeito

O anunciou da instalação do hospital de campanha do Agreste é um atendimento ao pedido feito pelo prefeito Rogério Teófilo ao Governo do Estado. O prefeito estava bastante preocupado com os poucos leitos disponíveis para atender a toda região. Segundo ele Arapiraca é referência para 46 município que têm uma população estimada de 1 milhão de pessoas.

Agreste/ciclistas

Moradores de povoados e cidades do Agreste informaram a nossa coluna, via whatsApp, que todo dos dias grupo enormes de ciclistas passam pedalando, sem máscaras e muitos perto um do outro. Em algumas situações os integrantes param em locais próximos a árvores para descansar e aí ficam todos juntos. A população rural está com medo deles levarem para às comunidades o covid-19.

Arapiraca/shopping

A diretora executiva do Arapiraca Garden Shopping, Fernanda Cabral, negou que o empreendimento não abrirá mais este ano.  Segundo ela a notícia que circulou ontem em Arapiraca e foi comentada em emissoras de rádio não é verdadeira e que o Grupo Tenco, responsável pelo empreendimento iria se posicionar com uma nota oficial, que até o fechamento dessa edição não chegou.

Arapiraca/shopping 2

Nossa coluna conversou com alguns lojistas Arapiraca Garden Shopping e segundo eles a pressão é para reabrir o mais rápido possível. Entretanto muitos não vão retornam mais a atividade por dificuldades financeiras, que se encontravam e que foram agravadas com a pandemia do covid-19. Os que resistirem temem o quanto será o valor do condomínio e do aluguel das lojas.

Candidato covid-19

O pré-candidato a prefeito em Olho d’Água das Flores, conhecido como Zé Luiz informou no final de semana que contraiu o covid-19. A notícia gerou muita preocupação porque o pré-candidato teve contato com muitas pessoas no município e também em Delmiro Gouveia, onde todos já procuraram os postos de saúde para fazer o texto.

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA