Hospital Regional superlotado

0

 

 

O Hospital Regional de Arapiraca vem sofrendo com a superlotação de pacientes de quase 90 municípios e a ausência de novos investimentos por parte do setor público, mesmo a unidade sendo o principal acesso de saúde clínica na região. A comprovação do quão grave está a situação pode ser vista através dos números apresentados pelo hospital nesta terça-feira (04). Só no mês passado foram 17.579 atendimentos, um aumento de 42,32% em relação a maio de 2018 e de 22,52% se comparado com o mês de abril deste ano. Com os dados, maio se tornou o mês com maior número de atendimentos da história do HR, um fato histórico, mas muito preocupante, como explicou o diretor médico Ulisses Pereira. “Estamos impressionados com a quantidade de pacientes. É alarmante”, afirmou. “A população precisa estar ciente da necessidade de prevenção constante com relação a muitas doenças, a exemplo das transmitidas pelo mosquito da Dengue. Sem isso todos saem prejudicados”, avaliou.  A atual superlotação está relacionada também ao surto de Dengue que tem atingido o Estado. Além disso, muitos dos casos que chegam ao hospital poderiam ser resolvidos nas unidades básicas, por se tratar de registros com baixa classificação de risco.

 

Arapiraca/shopping

 

A promoção lançada pelo Arapiraca Garden Shopping que garante estacionamento grátis para os clientes que baixarem o aplicativo Payly foi prorrogada até 12 de junho, Dia dos Namorados. Para participar, basta fazer o cadastro no Payly e ir até o guichê de estacionamento para validar o ticket. A isenção é de quatro horas de permanência e só é válida no dia que o aplicativo for baixado.
Arapiraca/chovendo

 

Os agricultores em Arapiraca estão preocupados com a falta de chuvas na região. Já era para estar chovendo para molhar as lavouras de feijão e mandioca. Arapiraca é um dos principais produtores de hortifrutigranjeiros, principalmente folhosas. A cultura do fumo é outra cultura importante para economia arapiraquenses e o preço no mercado internacional é excelente.

 

Penedo/feira livre

 

A Secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento de Penedo vem realizando quinzenalmente na Praça de Santa Luzia a Feira da Agricultura Familiar. A ação que teve início no mês de novembro de 2018 e conta com produtos agrícolas oriundos da zona rural de Penedo das seguintes comunidades rurais: Itaporanga; Sítio Nazaria; Ponta Mofina; Assentamento Novo Horizonte; Marituba do Peixe; Sítio Arizona; e Murici.

 

Porto de Pedras

 

O município de Porto de Pedras comemora amanhã (9) 98 anos de emancipação politica com muitas inaugurações e programação festiva, que começou ontem com um café da manhã na feira livre, seguido de inaugurações culto em ação de graças. Hoje a maratona continua com o Prefeito Henrique Vilela entregado a pavimentação de várias ruas. Amanhã acontece hasteamento de bandeiras, celebração de missa, desfile cívico e show musical à noite.

 

Traipu/saúde

O secretário Municipal de Saúde, Thiago Cavalcante, acompanhado do prefeito Cavalcante inaugurou, esta semana, o projeto de alfabetização de crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em Traipu. De acordo com Thiago Cavalcante, o projeto foi desenvolvido pelo CAPS Filhos De Davi, por intermédio do médico psiquiatra Denis Xavier e da coordenadora do CAPS, Helcerlita Santos.

 

Traipu/saúde 2

 

O projeto foi idealizado para funcionar de forma multiprofissional e envolve a equipe do CAPS, em parceria com a secretaria Municipal de Educação. O TDAH é uma das causas de dificuldade de aprendizado de natureza neurobiológica mais comum durante a infância e a adolescência e pode acarretar sérios prejuízos no rendimento escolar e na capacidade de se apropriar da aprendizagem adequada da leitura, escrita e matemática.

 

Delmiro/empregos

 

Desativado desde 2014 e reaberto no início de 2019, o Pólo de Confecções Carlos Lyra com apoio e incentivos da Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia que atraiu empresários, está contribuindo com o desenvolvimento econômico da região. Mais de 50 novos empregos foram criados e novas empresas estão interessadas em ocupar os últimos espaços ociosos do local.

 

Delmiro/empregos 2

 

Atualmente, estão sendo confeccionados fardamentos, peças em jeans e material de cama, mesa e banho. Com fácil acesso pelas rodovias que cortam o Alto Sertão e a proximidade do aeroporto de Paulo Afonso, o que facilita escoamento da produção. As peças já estão sendo vendidas para o mercado de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Olho d’água das Flores

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Olho d’Água das Flores, realizou ações de promoção e prevenção a saúde com palestras educativas voltadas a prevenção do câncer de mama, roda de conversa explicando a necessidade do autoexame, e disponibilizou vacinação contra o tétano, hepatite B e H1N1 (gripe) e 160 mamografias para as mulheres do município com o objetivo de reduzir a fila de espera e garantir a realização do exame.

 

 

 

 

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA