ALAGOAS

Governo atualiza número de vítimas das chuvas e anuncia devolução de recursos

Coordenador estadual da Defesa Civil, major Moisés Melo, explicou durante coletiva as causas da queda no número de famílias desabrigadas e desalojadas com as chuvas em Alagoas
Texto de Petrônio Viana

A Defesa Civil Estadual e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) anunciaram nesta quinta-feira (8), em entrevista coletiva realizada no Palácio República dos Palmares, a queda no número de pessoas desalojadas e desabrigadas em decorrência das chuvas registradas no Estado no final de maio, e a devolução de recursos liberados pelo Governo Federal para assistência emergencial às vítimas.

 

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, major Moisés Melo, a estabilidade das condições climáticas observada nos últimos dias e agilidade na resposta aos incidentes provocados pelas chuvas são as causas da queda no número de famílias desabrigadas e desalojadas. De acordo com os dados consolidados pela Defesa Civil, 1.346 pessoas continuam fora de casa em decorrência das chuvas, sendo 998 desabrigadas e 348 desalojadas.

 

“A Defesa Civil trabalha com a pior das hipóteses. Nós estávamos preparados para um agravamento das chuvas, então, antes mesmo que a água chegasse a atingir a população ribeirinha, nós emitimos alertas aos municípios e solicitamos a retirada das pessoas das áreas de risco. E essas pessoas foram contabilizadas pelas prefeituras porque, naquele momento, estavam desalojadas e desabrigadas. Convidamos o Ministério Público Estadual para acompanhar a verificação nos 31 municípios atingidos e atualizamos os números . Com a redução no volume das chuvas, um grande número de famílias já retornou para suas residências”, explicou Melo.

 

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley, ressaltou que o alto número de famílias desabrigadas e desalojadas no primeiro momento foi resultado das ações preventivas coordenadas pelos órgãos estaduais.

 

“Uma semana antes das chuvas, o governador Renan Filho alertou os prefeitos de que poderia ocorrer um desastre. Os prefeitos receberam os alertas da Defesa Civil com antecedência e retiraram milhares de famílias de áreas de risco antes que o pior ocorresse. Não podíamos esperar as casas desabarem sobre essas famílias para começar a agir”, disse Wanderley.

 

E acrescentou:  “Então, os números iniciais de pessoas retiradas de casa foram altos, mas já havia o planejamento feito pelos prefeitos e pelo Governo do Estado de somente utilizar os recursos federais a partir da consolidação dos dados. Agora, as pessoas já retornam para casa e esperamos que o número de desabrigados chegue a zero nos próximos dias, sem que seja necessário utilizar um centavo do dinheiro da União”, completou o presidente da AMA.

 

O secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, que representou o governador Renan Filho na entrevista coletiva desta quinta-feira, reafirmou a intenção do Governo do Estado em devolver os recursos federais que não forem utilizados.

 

“Todos os alimentos, cestas básicas, água, produtos de limpeza e higiene distribuídos durante os momentos críticos das enchentes foram produto de arrecadação voluntária, de aquisições do Governo e entidades parceiras. O governador Renan Filho determinou que qualquer gasto de recursos federais acontecesse rigorosamente dentro da lei e nosso objetivo é devolver os recursos liberados para assistência emergencial. Hoje, nossa demanda principal é por recursos para contenção de encostas e outras obras preventivas”, afirmou Lins.

 

“Vamos manter os alertas até o final do período das cheias, mas é preciso registrar o sucesso das ações executadas e a forma inédita como milhares de famílias foram assistidas após as enchentes e auxiliadas no retorno para casa”, avaliou o secretário de Comunicação.

Artigos relacionados
ALAGOASDestaquesNotícias

Entrelaços: exposição no Parque Shopping apresenta peças em bordados e rendas

Entre pontos, tramas e tecidos, a história de tradições familiares e da cultura alagoana é traduzida em peças de bordados…
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :