Geral

ÁREAS DE TURISMO

ÁREAS DE TURISMO

O ministro Marx Beltrão anunciou no início desta semana, durante uma reunião com empresários do trade turístico alagoano, que estão em discussão em Brasília mudanças na Lei Geral do Turismo, com 118 modificações que deverão ajudar bastante na instalação de empreendimentos turísticos em áreas da União. Marx Beltrão disse que vem mantendo um bom diálogo com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para facilitar os processos de instalação de atividades turísticas. Segundo ele, o processo de desburocratização tem surtido efeito com a solução dos prazos para apenas seis meses, quando antes durava até anos. O ministro disse ainda que isso motiva investidores, que desejam instalar empreendimentos hoteleiros e de lazer, gerando emprego e renda. Marx Beltrão declarou ainda que está prevista nas mudanças da Lei Geral do Turismo a decretação de áreas como de interesse da atividade turística. Algumas delas ficam em Área de Preservação Ambiental (APA), como, por exemplo, no Pontal do Peba e na Foz do Rio São Francisco, onde existe um complexo de dunas lindíssimas. Segundo ele, a ideia é aproveita essas áreas para a prática do ecoturismo, instrumento para educação ambiental, e assim gerar emprego e renda. Marx Beltrão disse que muitos desses locais paradisíacos podem melhorar na fiscalização e receber mais investimentos para sua proteção. O turismo é uma indústria sem chaminés, e por isso mesmo é amigo do meio ambiente.

ARAPIRACA

Os vereadores de Arapiraca estiveram reunidos com o vice-governador Luciano Barbosa, que também é secretário estadual de Educação. Os vereadores foram tentar encontrar uma forma de instalar o Instituto de Criminalística (IC), diante da negativa do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em assinar o convênio com o governo do Estado, decisão que está causando muito sofrimento nas famílias que têm parentes vítimas de morte por crime.

ARAPIRACA 2

Os vereadores relataram que os corpos chegam a ficar expostos em via pública por horas, sob os olhares de curiosos, causando dor e constrangimento aos familiares. O vice-governador aproveitou para fazer um relato das conquistas do governo do Estado na área da Educação, mas não externou sua preocupação com relação à situação do ensino básico em Arapiraca, com a greve dos professores que se arrasta por quase 60 dias.

LIMOEIRO

A Lagoa do Pé Leve, fonte de alimento e de renda para milhares de famílias da zona rural do município de Limoeiro do Anadia, em Alagoas, teve o estoque pesqueiro recuperado. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou um peixamento que inseriu cerca de 50 mil alevinos e peixes juvenis na lagoa, que recuperou parcialmente o volume de água após as últimas chuvas na região.

LIMOEIRO 2

O peixamento inseriu na lagoa – sem ligação com o leito do Rio São Francisco – espécies nativas da bacia hidrográfica, como curimatã, pacu e piau, e espécies de grande valor comercial, como tambaqui e tilápia. O peixamento foi acompanhado por diversas famílias do povoado, que dependem da pesca na lagoa para alimentação própria e para geração de renda por meio da comercialização do pescado.

OLIVENÇA

O governo de Alagoas, por meio do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL), entregou oito novos equipamentos agrícolas em Olivença, sendo três tratores, três grades aradoras e duas colhedoras de forragem, que serão utilizados no desenvolvimento da agricultura familiar local.

OLIVENÇA 2

Os equipamentos somam cerca de R$ 330 mil em recursos que foram viabilizados pelo senador Renan Calheiros junto ao Ministério da Agricultura. A entrega supre demanda para ampliar a assistência aos agricultores e tornar os processos de produção mais qualificados para a geração de renda.

PIAÇABUÇU

Uma turista foi assaltada na Praia do Peba, no último fim de semana, quando fotografava as dunas. Dois homens armados renderam a turista e levaram dela todo equipamento e pertences pessoais. O fato preocupa a todos que trabalham com o turismo na região, já que, segundo comerciantes do Pontal, esse seria o terceiro caso em um mês.

DELMIRO

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), por meio dos programas de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids, Sífilis e Hepatites Virais (IST/Aids e Hepatites Virais), inicia, neste mês de julho, as ações da campanha “Julho Amarelo” no município de Delmiro Gouveia, que têm o objetivo de intensificar as informações à população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais.

MARAGOGI

A Prefeitura de Maragogi está convocando quem realiza serviços de transporte terrestre e aquaviário para comparecer à sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para realizar um novo cadastramento. O cadastro começa no dia 20 de julho e vai até 20 de agosto. Quem perder o prazo vai perder também o alvará.

POR MOZART LUNA

Artigos relacionados
CotidianoGeral

Barra de Sto Antônio homenageia São Sebastião

Toda comunidade católica da Barra de Santo Antônio está oração em homenagem a São Sebastião desde o dia 17, quando…
CotidianoGeral

Governo de Sergipe realiza audiência pública sobre concessão do Centro de Convenções

A Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe (Setur) realizou audiência pública sobre o projeto de concessão onerosa do Centro…
CotidianoGeral

Reconstruir a AMA

A disputa pela presidência da Associação dos Municípios Alagoanos começou e merece todo aplauso porque é fruto da democracia e…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :