Geral

STJ E O PAGAMENTO DO FUNDEF

STJ E O PAGAMENTO DO FUNDEF

O Superior Tribunal de Justiça se pronunciou na sua segunda Turma de Direito Público, afirmando que é plenamente legal o pagamento de honorários advocatícios com verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Segundo esta corte superior do País, não é vedada a utilização dos recursos do ex-Fundef, atual Fundeb, no financiamento de despesas não consideradas como de manutenção e desenvolvimento da educação básica. “Não há desvio de finalidade, por parte do ente federativo credor, quando requer que parte dos valores, recebidos por força de decisão judicial, sejam destinados a cobrir os custos com o próprio processo, na hipótese de que, judicialmente, está reconhecido que a União não cumpriu integralmente a sua obrigação de complementar os recursos do Fundo. A segunda turma do STJ, no julgamento do REsp 1509457/PE, o relator Min. Humberto Martins, em idêntica questão jurídica, firmou compreensão de que é legítima a retenção da verba honorária, pois a previsão constitucional de vinculação à educação da verba do FUNDEB não retira do patrono o direito de retenção dos honorários”, relatou o ministro Mauro Campbell Marques em processo de Agravo Interno de Recurso Especial 1649857 PE 2017/0016429-1. Tal posição do STJ lança por terra interpretações como a do Tribunal de Contas da União, que viu ser irregular os escritórios de advocacia receberem seus pagamentos contratuais por meio do Fundef. Irregular, imoral e ilegal são pagamentos de honorários a escritórios contratados sem licitação que já se tem denunciado na imprensa.

PORTO CALVO

A Oficina Instrumental em Porto Calvo será focada nos seguintes instrumentos: clarineta, saxofone, trompete, trombone, trompa, tuba, bombardino e percussão, além de teoria musical. O evento beneficiará interessados das cidades de Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Passo de Camaragibe, Japaratinga e demais municípios vizinhos. Grandes instrumentistas alagoanos participarão da oficina.

ARAPIRACA

O vereador Edvânio do Zé Baixinho (PSL), solicitou ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e ao secretário estadual de Saúde, Cristian Teixeira, e ainda à direção geral da Unidade de Emergência do Agreste, Daniel Houly, asfaltar o pátio interno e a entrada daquela unidade de saúde. Segundo Zé Baixinho, pacientes que chegam para serem atendidos sofrem para se deslocar até a recepção devido à lama e aos buracos.

ARAPIRACA 2

O vereador Leo Saturnino (PMDB) voltou a denunciar a falta de medicamentos nos postos de saúde de Arapiraca ao visitar a CAFI e constatar a demora na compra de medicamentos. De acordo com o vereador, a população continua sofrendo com a falta de medicamentos e espera, no menor espaço de tempo possível, que a administração municipal resolva este problema grave.

CEASA ARAPIRACA

A vereadora Gilvânia Barros (PMDB) solicitou, ao prefeito Rogério Teófilo e ao governador Renan Filho, a construção de uma Central de Abastecimento Agrícola em Arapiraca (CEASA). Segundo Gilvânia, a cidade detém uma grande capacidade agrícola, sendo responsável pelo envio de 80% da produção de hortaliças a Maceió.

DELMIRO

A Prefeitura de Delmiro Gouveia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, retomou a obra de construção do ginásio de esportes do Bairro Bom Sossego. O trabalho segue em ritmo acelerado. A obra de construção do ginásio estava paralisada há vários anos, e sua conclusão é aguardada pela população com muita ansiedade. O ginásio de esportes no bairro irá ofertar lazer e entretenimento para todos os moradores.

DELMIRO 2

O prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo, cobrou da nova diretoria da Eletrobrás melhorias no fornecimento de energia elétrica para o Distrito de Barragem Leste e comunidades vizinhas. O novo Diretor Financeiro e Comercial, Carlos Pacheco, e o Diretor de Gestão, Miguel Orsolete, disse que serão implantadas melhorias no fornecimento de energia do Distrito de Barragem Leste e das comunidades vizinhas, que há anos sofrem com a falta de qualidade no fornecimento elétrico.

CANAPI

Dando sequência às ações do Programa 2ª Água, em parceria firmada entre o CODRIN (Consórcio Região do Ipanema), o Prefeito de Canapi, Vinícius Lima, esteve reunido com Agricultores para a entrega de mais 65 matrizes de ovelhas a 65 famílias. Ao todo, 250 pequenos agricultores serão beneficiados com a criação de caprinos e ovinos, que tem sido uma alternativa satisfatória de alimentação para boa parte dos brasileiros, principalmente para os nordestinos.

PALMEIRA

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio César (PSB), disse que é hora de ter calma e pensar muito antes de anunciar qualquer mudança de legenda. Segundo ele, a reforma política poderá trazer muitas surpresas. Júlio Cesar permanece no PSB, embora tenha recebido muitos apelos para ir para o PMDB. O prefeito declarou ainda que vai apoiar o governador Renan Filho para reeleição.

POR MOZART LUNA

Artigos relacionados
Geral

Segunda aeronave da frota da Itapemirim chegou

A segunda aeronave da Itapemirim Transportes Aéreos chegou na madruga de hoje, domingo (09), no aeroporto de Confins, em Belo…
Geral

A Prefeita, a mulher, a amiga, a mãe Lívia Carla, deseja a todas as mães Barrenses, um feliz dia das mães

Que possamos recordar sempre quão sacrificante foi para as nossas mães darem tudo pela gente. É preciso lembrar e reforçar…
Geral

Presidente da AMA cobra esclarecimento técnico oficial sobre eficácia da vacinação com prazo estendido coronavirus

Presidente da AMA cobra esclarecimento técnico oficial sobre eficácia da vacinação com prazo estendido coronavirus Com a redução de imunizantes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :