ALAGOAS

Escolas em tempo integral avançam em Alagoas

Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, em São Miguel dos Campos, é a 35ª a funcionar em tempo integral no Estado
Texto de Severino Carvalho

A Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, em São Miguel dos Campos, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (16). Trata-se da 35ª unidade a funcionar em tempo integral no Estado. Durante a solenidade, o governador Renan Filho afirmou que a educação em Alagoas vive um novo momento.

 

Márcio Ferreira

 

“Um momento de esperança do servidor, do aluno; um momento em que as escolas em tempo integral avançam. Quando assumi o Governo, não existia uma única escola em tempo integral funcionando no Estado. Hoje, são 35 e, em 2018, vamos iniciar o ano letivo com 50”, afirmou Renan Filho.

 

O governador e o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Luciano Barbosa, inauguraram a Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, situada na parte alta de São Miguel dos Campos, acompanhados pelo prefeito do município, Pedro Jatobá, o ‘Pedoca’.

 

“Essa escola é uma contribuição muito forte para melhorar a qualidade da educação de São Miguel dos Campos. O município preparava os nossos alunos, mas só havia uma escola do ensino médio aqui. Agora temos na parte alta, que está crescendo. Uma escola desse porte inaugurada nesta segunda-feira, que é um exemplo para todo o Estado”, comemorou Pedoca.

 

A Escola Estadual possui 12 salas de aula, dois auditórios, biblioteca, sala de professores, laboratório de informática, de ciências e robótica, salas de idiomas, administrativas, recreio coberto, banheiros, além de quadra poliesportiva, vestiários e campo society.

 

“Pensei que estudar numa escola de tempo integral seria entediante, mas, ainda bem, que eu estava enganada. Aqui é muito bom. Além das aulas normais, temos atividades culturais, artísticas e esportivas, como as aulas de jiu-jitsu. Essa escola não deve nada às escolas particulares”, revelou Beatriz Gomes da Silva, estudante do 1° Ano B.

 

Márcio Ferreira

 

Atualmente, a unidade conta com 300 alunos, sendo 100 do ensino integral e 200 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). É uma das cinco novas unidades construídas pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As demais estão localizadas em Coruripe, Quebrangulo, Murici e Arapiraca. Outras cinco serão edificadas, em breve, nos municípios de Delmiro Gouveia, Maragogi, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira e Campo Alegre.

 

O Governo do Estado também já edificou 38 ginásios de esportes e 25 estão em construção. “Em 200 anos foram construídos apenas 32 ginásios em Alagoas. Em quatro anos de nossa gestão serão 100”, comparou Renan Filho, que anunciou a construção do ginásio de esportes da Escola Estadual Ana Lins, também em São Miguel dos Campos.

 

Márcio Ferreira

 

Vestidos em camisas do Programa Escola 10, que busca elevar a qualidade do ensino, governador e o secretário da Educação acreditam que Alagoas terá um bom desempenho na Provinha Brasil, que será realizada a partir do dia 23 deste mês.

 

“O Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] tem três fatores que impactam em seu resultado. O primeiro, a proficiência: saber se o aluno está aprendendo. O segundo, se o aluno está frequentando a escola e o terceiro, o nível de eficiência dos professores para diminuir a reprovação. Então, nós temos trabalhado esses três fatores, em parceria com os municípios, por meio do Escola 10”, explicou Luciano Barbosa.

 

Márcio Ferreira

 

Para o governador, as ações do Programa e todos os investimentos feitos em educação até agora terão um desenlace no próximo dia 23 deste mês, data da Provinha Brasil. “Eu vou tirar dez dias de férias, a partir da próxima sexta-feira (20) e o Luciano Barbosa vai assumir o Governo. E ele vai assumir numa data muito importante, pois estará à frente da gestão no dia 23 de outubro, dia da Provinha Brasil. Ele fará o esforço concentrado, final, do Programa Escola 10, que, se trouxer a mudança de nota e de padrão de qualidade do Ideb que a gente espera, será a maior ação mobilizadora da história desse Estado, justamente em nosso bicentenário”, finalizou o governador.

 

Prestigiaram a solenidade, além de outras autoridades, os deputados estadual Marcelo Vítor e federal Givaldo Carimbão.

Artigos relacionados
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…
ALAGOASNotícias

Crescimento do turismo fomenta novos empreendimentos “pé na areia” em Alagoas

Texto de Thiago Tarelli Mesmo em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o turismo em Alagoas seguiu crescendo,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :