Geral

DIA “D” DOS MUNICÍPIOS

DIA “D” DOS MUNICÍPIOS

O dia 22 de novembro está sendo considerado o dia “D” para o destino dos municípios em 2018, já que a situação financeira das prefeituras é de insolvência total, com salários atrasados, demissões e dívidas com fornecedores. Os gestores estão sendo convocados a comparecerem a Brasília para pressionar os parlamentares a aprovarem a pauta municipalista, principalmente a aprovação de uma Medida Provisória (MP) para liberação do socorro emergencial aos municípios no valor de R$ 4 bilhões. Além disso, os prefeitos estão solicitando a aprovação de outros itens importantes para restabelecer a normalidade administrativa nos municípios, como a derrubada do veto ao encontro de contas, que estava prevista para ir a votação ontem à noite. Esta medida foi apreciada por deputados e senadores, mas quando chegou à presidência, foi vetada. Agora, a proposição retorna ao Congresso, que pode reforçar seu entendimento da necessidade de equalizar os débitos entre União e Municípios. Já no Senado, estão em tramitação matérias importantes, como a que trata do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a que prevê atualização dos valores dos programas federais. Na Câmara dos Deputados, a expectativa de aprovação gira em torno de temas como, por exemplo, a mudança no critério de reajuste do piso do magistério.

ENCONTRO DE CONTAS

A apreciação do veto presidencial com relação ao encontro de contas estava para ser votada na última terça-feira, 7, mas foi transferida para ontem à noite. O encontro de contas permitirá que municípios conheçam os reais débitos e créditos de suas dívidas previdenciárias com a União.

CANAPI

Pela primeira vez em Canapi as crianças de uma creche receberam brinquedos e a visita de um prefeito. O ato de cuidar com amor das crianças se faz através de ações simples, como sentar com elas no chão, conversar e até brincar. Assim fez o prefeito de Canapi, Vinicius Lima.

CANAPI 2

A ação foi uma parceria com a Cactus Visão Mundial, que promoveu um dia de alegria e emoções a quem pôde assistir à visita do prefeito. A parceria viabilizou a entrega de uma Brinquedoteca com brinquedos educativos e lúdicos que irão servir para a criançada aproveitar bastante o período em que fica na Creche. A alegria dos pequenos foi comprovada com os sorrisos e olhares deslumbrados para o novo espaço que ganharam.

PENEDO

Continua ocorrendo em Penedo o Circuito Penedo de Cinema, e ontem foi um dia importante, com a quarta edição dos debates sobre Cinema ambiental. O evento reuniu principalmente crianças que foram assistir a filmes relacionando ao meio ambiente. No debate foram destacados os males da cultura da cana-de-açúcar para meio ambiente e a devastação que causou às matas.

PENEDO 2

O Theatro Sete de Setembro recebeu ontem o projeto Concertos para a Primavera, uma parceria entre a Orquestra Filarmônica de Alagoas e o Instituto do Meio Ambiente do Estado. Após passar por Penedo, o Programa Concertos para a Primavera seguirá para os municípios de Piranhas e Murici, levando música gratuita à população.

POR MOZART LUNA

Coluna completa nas bancas ou no formato digital

Artigos relacionados
Geral

Segunda aeronave da frota da Itapemirim chegou

A segunda aeronave da Itapemirim Transportes Aéreos chegou na madruga de hoje, domingo (09), no aeroporto de Confins, em Belo…
Geral

A Prefeita, a mulher, a amiga, a mãe Lívia Carla, deseja a todas as mães Barrenses, um feliz dia das mães

Que possamos recordar sempre quão sacrificante foi para as nossas mães darem tudo pela gente. É preciso lembrar e reforçar…
Geral

Presidente da AMA cobra esclarecimento técnico oficial sobre eficácia da vacinação com prazo estendido coronavirus

Presidente da AMA cobra esclarecimento técnico oficial sobre eficácia da vacinação com prazo estendido coronavirus Com a redução de imunizantes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :