Notícias

Seduc inaugura primeiro espaço de formação em tecnologia para professores

Texto de Tais Albino

Os professores e estudantes da rede pública estadual ganharão um forte aliado para o fomento das ações de ciência, tecnologia e inovação nas escolas. A inauguração do primeiro Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) de Alagoas, que acontece nesta quinta-feira (18), a partir das 10h, no Cepa, com a participação do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa. Também na quinta-feira, o órgão promove workshop para o desenvolvimento do “Plano Estadual de Inovação e Tecnologia Educação de Alagoas (PEITE/AL)”, ação que se estende até a sexta-feira (19).

 
Para alinhar ações já realizadas e estabelecer prioridades e necessidades, a Seduc, por meio de sua Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), vai promover o workshop. O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa Martins, explica que as ideias para elaboração do plano serão para fomentar a competência dos profissionais; definir o material e a infraestrutura necessária e criar uma visão sobre Inovação e Tecnologia.

 
“Nestes últimos anos, atuamos na promoção de uma educação com tecnologia e inovação para nossos alunos e investimos em diversas ações: foram cerca de 100 escolas com novos laboratórios de informática e salas de robótica; implantação de bolsas de pesquisa para os estudantes, além do programa Escola Web (plataforma digital com conteúdos de aprendizagem digital). Agora, chegamos a um ponto que precisamos definir prioridades e organizar perspectivas de projeção”, declara.

 

 
A elaboração do PEITE/AL é feita em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). O foco do primeiro dia é discutir as necessidades e desafios com alunos, professores, coordenadores e articuladores de escolas de todo Estado. O segundo dia será focado nos líderes estratégicos da gestão pública estadual. Serão apresentados resultados do uso pedagógico das tecnologias no Estado de Alagoas desde 2016, pelo Guia Edutec.
Efex

O espaço visa promover a discussão e formação continuada entre os professores da rede pública sobre práticas e estudo tecnológicos.  A sala do Efex está sendo equipada com quadros móveis, tabletes, cortadora a laser, impressoras 3D, materiais de robótica, marcenaria e de audiovisual.

 

 
Programação

18/01 (qui)
10h – 12h: Inauguração do Efex
13h – 15h: Apresentação e discussão de conceitos de TICs na Educação
15h – 17h: Dinâmicas de visão de futuro e mapeamento de ações

19/01 (sex)
Manhã: Apresentação e discussão de conceitos – formato do PEITE-AL

Tarde: Definição de prioridades e visão

Artigos relacionados
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
DestaquesNotícias

Promoção! Passagens GOL R$ 99,90

A Gol realiza um Feirão de Aniversário em celebração aos seus 20 anos de história, celebrados nesta sexta-feira (15). Até…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :