ALAGOAS

Governador assina projeto que institui Programa Alagoano de Ensino Integral

O objetivo do programa é adequar as unidades de ensino já em funcionamento ou que vierem a fazer parte do Palei para a oferta do ensino em tempo integral em todo o Estado.

 

“Dessa forma, o ensino integral em Alagoas deixa de ser uma política de Governo e passa a ser uma política pública de Estado”, explicou o secretário da Educação e vice-governador, Luciano Barbosa, que também participou da solenidade de inauguração da Escola Estadual de Ensino Integral Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes. O projeto segue para análise e votação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

 

Márcio Ferreira

 

Obra

 

A Escola Estadual de Ensino Integral Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes foi totalmente reformada e ampliada. A unidades de ensino é uma das 157 da rede estadual que já foram reformadas nos últimos três anos e três meses, pelo Governo do Estado, e será uma das cinco primeiras em Alagoas a contar, em 2018, com o ensino integral também para o nível fundamental.

 

“A gente começa o quarto ano do Governo com 50 escolas em tempo integral e mais de 12 mil alunos matriculados nessa modalidade de ensino. No Estado existiam apenas 32 ginásios de esportes e, até agora, já construímos 70. Isso é mais do que o dobro do que existia, por isso muito significativo. A educação de Alagoas passa por um ciclo muito importante de investimentos com recursos próprios”, destacou o governador.

 

Márcio Ferreira

 

Dos 427 alunos matriculados, 283 já cursam o ensino médio integral na Escola Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, que conta com 12 salas de aula, biblioteca, auditório, horta e laboratórios de Ciências, Informática e Robótica.

 

“Nós temos 50 escolas em tempo integral, todas elas de nível médio, e o governador achou por bem, que também tivéssemos algumas unidades de nível fundamental para servir de projeto-piloto, de modelo aos municípios, para, assim, expandir esse processo por toda Alagoas”, acrescentou Luciano Barbosa.

 

Avanço

 

A Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes foi equipada com três pontos eletrônicos de reconhecimento facial. Trata-se da quinta unidade a contar com este tipo de tecnologia, um projeto-piloto que permite o controle da frequência escolar.

 

“Caso o aluno não compareça, os pais ou responsáveis são avisados por SMS (mensagem de texto por celular) sobre a ausência do estudante”, explicou o gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Thiago Caminha.

 

Segundo a diretora-geral da escola estadual, Maria de Fátima Cavalcante, a reforma elevou a autoestima dos alunos e já produz reflexos positivos no rendimento deles. “Com essa reforma belíssima melhorou tudo, tanto para o professor quanto para o aluno. Eles contam com todas as salas climatizadas”, observou Maria de Fátima, lembrando que estudantes de outros bairros têm procurado a escola para se matricular.

 

A obra possibilitou, ainda, a ampliação dos laboratórios, dos banheiros e da cozinha. Foram instalados condicionadores de ar em todas as salas, um transformador de energia mais potente para a rede suportar os novos equipamentos eletroeletrônicos e disponibilizada nova mobília, além de melhorias nas redes hidráulica e elétrica; pintura, paisagismo e reforma da quadra de areia.

 

“Estudo aqui há cerca de um ano e nesse pouco tempo já deu para perceber as melhorias. Mudou muito coisa, e para melhor”, atestou a estudante do 1° Ano “C”, Franciele de Andrade.

 

Prestigiaram a solenidade de inauguração, o senador Renan Calheiros, o deputado federal Givaldo Carimbão, o secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Arthur Albuquerque, os vereadores por Maceió Silvio Camelo e Ana Hora, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Otávio Lessa, e o diretor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Guilherme Pontes.

Artigos relacionados
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…
ALAGOASNotícias

Crescimento do turismo fomenta novos empreendimentos “pé na areia” em Alagoas

Texto de Thiago Tarelli Mesmo em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o turismo em Alagoas seguiu crescendo,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :