ALAGOAS

Sesau atende mais de 20 mil pessoas na 9ª edição do Governo Presente

Técnicos da Sesau orientaram população sobre como evitar proliferação do Aedes aegypti
Texto de Marcel Vital

Durante os três dias da 9ª edição do Governo Presente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atendeu 20.426 pessoas nas cidades de Arapiraca, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Taquarana e Belém, garantindo assistência à população que foi em busca de diversos serviços oferecidos gratuitamente.

 

Nas Arenas de Saúde, montadas em Arapiraca, Craíbas e Girau do Ponciano, os estandes destinados à prevenção do diabetes realizaram 1.700 testes de glicemia capilar, 1.684 verificações de pressão arterial, seguidos por 1.007 cálculos de massa corpórea e pela aplicação de 958 vacinas de hepatite B e C, tétano e difteria, além da realização de 2.251 testes rápidos de HIV, hepatite B, C e sífilis. Ao todo, 2.100 pessoas participaram de palestras, sendo 1.399 sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e 738 receberam orientações de prevenção e controle da dengue.

 

Nos espaços Bem-Estar, onde foram oferecidos os serviços de orientação nutricional, massoterapia, alongamento, pintura macramê, práticas laborais e aula de dança, 1.807 usuários foram beneficiados. A população também recebeu 5.580 preservativos e lubrificantes à base de água, 795 kits nutricionais e, além disso, foram distribuídos 1.500 kits com materiais educativos que abordavam inúmeros temas, tais como educação sexual, proteção com a pele durante o verão, alimentação saudável e combate ao Aedes aegypti.

A comunidade recebeu, ainda, 458 visitas dos técnicos da Vigilância Epidemiológica em suas residências, a fim de combater a proliferação do vetor, causador da dengue, zika e chikungunya. Das consultas especializadas, oferecidas aos moradores, a mais procurada foi a de psicologia, onde 126 pessoas submeteram-se ao atendimento.

 

Primeira Infância

 

Já no Circuito Primeira Infância, foram proferidas palestras sobre o aleitamento materno, cuidados com os recém-nascidos e prevenção do tétano neonatal, totalizando 2.982 atendimentos. Ao todo, 500 crianças, de 10 a 12 anos, receberam orientação sobre saúde bucal e hábitos de vida saudável.

Artigos relacionados
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…
ALAGOASNotícias

Crescimento do turismo fomenta novos empreendimentos “pé na areia” em Alagoas

Texto de Thiago Tarelli Mesmo em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o turismo em Alagoas seguiu crescendo,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :