Notícias

Cepa caminha para se transformar num grande centro de ensino integral

O Cepa foi totalmente recuperado, modernizado e pensado como um espaço de convivência para a comunidade escolar e moradores da região
Texto de Severino Carvalho

As obras de reurbanização do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), em Maceió, foram entregues na manhã desta quarta-feira (9), pelo governador Renan Filho e a secretária de Estado da Educação, Laura Souza. Ele afirmou que o complexo educacional caminha para se transformar, por inteiro, num grande centro de ensino integral.

 

Márcio Ferreira

 

“Isso será um grande avanço. O aluno chega pela manhã e sai ao final do dia, tendo acesso à educação de qualidade, ao esporte, à cultura e à integração social. Assim, ele terá mais possibilidade de se qualificar e se educar para acessar com maior facilidade o mercado de trabalho”, observou Renan Filho.

 

Das onze escolas instaladas no Cepa, quatro delas já integram o Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei), sendo duas de ensino médio (Afrânio Lages e Princesa Isabel) e duas de ensino fundamental (Teotônio Vilela e Vitorino da Rocha). Cerca de oito mil estudantes estão matriculados no complexo educacional, fundado há 60 anos.

 

Márcio Ferreira

 

O Cepa foi inaugurado em 1958 e teve com um dos seus idealizadores o médico e escritor Ib Gatto Falcão, falecido em 2008. O neto dele, Maurício Falcão Brêda, discursou durante a cerimônia e recordou que a ideia do avô era, justamente, transformar o complexo educacional num grande centro de ensino integral.

 

“Na década de 1950, Ib Gatto pensou o Cepa como um universidade, só que voltada para o ensino médio, com autonomia financeira, administrativa e técnica. Essa foi a ideia principal dele e a fundamental: aulas em tempo integral, reunindo as áreas educacional, esportiva e cultural. A gente fica muito feliz em voltar aqui hoje e ver que o Governo do Estado retomou essa ideia da escola em tempo integral. Esperamos que a semente plantada por Ib Gatto seja difundida por todo o Estado de Alagoas”, afirmou Maurício Falcão Brêda.

 

Márcio Ferreira

 

Durante a cerimônia, ainda foi homenageado, postumamente, o vice-governador Antônio Gomes de Barros, falecido em 1976, e que dá nome ao Centro Educacional. Filho, o ex-governador Manoel Gomes de Barros representou a família do homenageado na solenidade.

 

“O Cepa precisava muito do olhar do Estado: da manutenção, da recuperação, da melhoria dos equipamentos esportivos e educacionais. Quem passa pela Fernandes Lima já vê a revitalização do Cepa, claramente. O Centro está lindo e vive hoje um novo momento, o que nos deixa muito felizes”, afirmou Renan Filho.

 

Márcio Ferreira

 

O Centro Educacional foi totalmente recuperado e modernizado. Segundo a secretária de Estado da Educação, buscou-se com as obras transformá-lo num espaço de convivência, não só para a comunidade escolar, mas, também, aos moradores do Farol e adjacências.

 

“Fizemos uma grande obra de reurbanização e de drenagem, o que também é muito importante. Todos sabem que o Cepa, em épocas de chuva, ficava inundado. Criamos, ainda, espaços de lazer, praças, um campo de futebol, revitalizamos o CDR (Centro de Desporto e Recreação), o parque aquático e transformamos o Cepa num ambiente de convivência”, citou Laura Souza.

 

Márcio Ferreira

 

O projeto contemplou a pavimentação de 10 mil m² de vias, serviços de jardinagem e arborização, acessibilidade – inclusive com aplicação de piso tátil em todas as calçadas – e a construção de espaços lúdicos de aprendizagem.

 

Também foram recuperados prédios importantes do complexo, dentre eles o Centro de Formação IB Gatto Falcão (Cenfor), espaço para alojamento e formações de profissionais da Educação, além do Centro de Artes e Mediações Culturais (Camec).

 

Márcio Ferreira

 

O CDR Professora Cleonice de Barros Lima foi recuperado com a instalação da cobertura e do piso do ginásio; já o parque aquático também passou por recuperação, assim como a pista interna destinada às práticas de corrida e caminhada.

 

O Cepa foi contemplado ainda com um campo de futebol com medidas oficiais, dotado de gramado sintético e base em solo natural. Já a pista de atletismo ganhou revestimento de saibro.

 

“O impacto da obra é extremamente positivo. A gente acredita que esse trabalho de revitalização dos espaços escolares é um dos responsáveis pela diminuição do abandono escolar, porque o ambiente fica mais agradável”, completou Laura Souza.

 

Prestigiaram a solenidade, o vice-governador Luciano Barbosa; os secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Rogério Pinheiro; da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões; os deputados estaduais Francisco Tenório, Ronaldo Medeiros, Francisco Holanda, Galba Novaes e Isnaldo Bulhões, além dos vereadores por Maceió Silvânio Barbosa e Sílvio Camelo, dentre outras autoridades.

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

União Européia analisa certificados de vacinas para ajudar o turismo de verão

BRUXELAS (AP) – A União Europeia está estudando um certificado de vacina comum para ajudar a levar os viajantes aos…
DestaquesNotícias

Grupos ambientais pedem a Justiça redução de emissões de gases dos aviões

Grupos de defesa do meio ambiente entraram com uma petição no tribunal federal de apelações em Washington, nos Estados Unidos,…
DestaquesNotícias

Arapiraca está a beira do colapso no atendimento de saúde devido a demissões

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago do ML, disse que o quadro da pandemia em Arapiraca é preocupante…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :