Notícias

Candidatos ao Encceja têm material gratuito de estudos para prova

Texto de Ana Carolina Lima

Quem vai prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que será aplicado em agosto deste ano,  tem uma oportunidade de intensificar os estudos para a prova: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame, disponibilizou apostilas gratuitas para que os candidatos possam se preparar melhor. O material está disponível para download em  formato PDF no site http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo.

 

Ao todo, são 13 livros – um volume introdutório, quatro voltados para as orientações dos professores e oito para os estudantes, sendo quatro do Ensino Fundamental e quatro do Ensino Médio. As apostilas se dividem por disciplinas e temas abordados na prova e podem ser baixadas para que possam ser utilizadas sem necessidade de estar conectado na internet.

 

As provas acontecerão no dia 5 de agosto, nos turnos matutino e vespertino, em todo o território nacional. Em Alagoas, foram escolhidos seis polos de aplicação: os municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió, Porto Calvo, Santana do Ipanema e União dos Palmares. Os locais de prova serão divulgados via correios no Cartão de Inscrição até uma semana antes do exame e também podem ser acessados pelos participantes na página do Encceja, no portal do Inep.

 

De acordo com dados fornecidos pelo Inep em abril desse ano, o Encceja Nacional contempla 7,08% a mais de candidatos que no ano passado. Foram registradas 1.695.607 inscrições, um total de 120.046 a mais do que em 2017. Deste quantitativo, 356.326 são de quem deseja a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e 1.339.281 de possíveis concluintes do Ensino Médio.

 

O Exame – O Encceja é um exame para a certificação de jovens e adultos que interromperam seus estudos e desejam retomar a escolaridade por meio do certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental, o qual pode ser solicitado se o candidato tiver obtido a pontuação necessária para a aprovação. Os aprovados no Encceja 2017 também tiveram direito a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

O aplicativo da United agora aceita o teste Covid de folhetos, informações sobre a vacina

Após a análise, o aplicativo ou site irá observar se o panfleto está “pronto para viajar”. Os viajantes que estiverem prontos…
DestaquesNotícias

Resorts oferecem experiências holística para momento de pandemia

Se há uma coisa que 2020 – e as primeiras semanas de 2021 – nos ensinou, é a necessidade de…
ALAGOASNotícias

Turismo e Corpo de Bombeiros reforçam parceria para segurança de banhistas em AL

Um dos destinos mais procurados para o verão, Alagoas tem uma faixa de litoral de 230 km, além de inúmeros…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :