ALAGOAS

Programa Vida Nova nas Grotas chega à comunidade do Grutão

Os habitantes do Grutão atualizaram o calendário vacinal e fizeram aferição de pressão e glicose, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C
Texto de Fabiano Di Pace

Os moradores da Grota do Grutão, localizada entre os bairros da Gruta de Lourdes e Murilópolis, receberam, nesta quarta-feira (23), a equipe de saúde do projeto Vida Nova nas Grotas. As ações, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) das 8h às 14h, disponibilizaram informações e exames à população.

 

Os habitantes do Grutão atualizaram o calendário vacinal e fizeram aferição de pressão e glicose, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C. Houve distribuição de preservativos e hipoclorito de sódio, além da realização de palestras e orientações sobre saúde bucal e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

De acordo com a coordenadora do projeto, assessora técnica Elma Araújo, essas ações, incluindo a identificação e combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, são de grande importância, porque levam serviços e informações sobre saúde.

 

“Os moradores das grotas estão tendo acesso a exames e informações que podem fazer a diferença entre a vida e a morte, como a detecção do vírus HIV e aferição das taxas de glicose e pressão”, explicou Elma Araújo.

 

Após a realização dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, cuja entrega do resultado ocorre em 30 minutos, os usuários identificados com infecções são encaminhados para aconselhamento com profissionais treinados.

 

“O diagnóstico precoce possibilita o início do tratamento, o que aumenta as chances de sucesso do procedimento, além de diminuir sequelas e os índices de contágio”, destacou a coordenadora.

 

A moradora Elenira dos Santos, de 49 anos, recebeu vacinas contra a gripe e tétano e foi orienta sobre saúde bucal. “Aprendi muito e ainda recebi vacinas que irão garantir minha saúde”, disse a moradora, agradecida pelos benefícios levados pela Sesau.

 

A estudante Larissa Emanuelle, de 9 anos, mostrou-se fascinada com as explicações do supervisor de endemias, Antônio Reis, que explicou o ciclo reprodutivo da Aedes aegypti. “Já tinha estudado o assunto na minha escola, mas pude aprender, ainda mais, sobre como me prevenir e ajudar a todos na minha comunidade”.

 

O projeto Vida Nova nas Grotas é desenvolvido pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Suas ações envolvem todas as secretarias de Estado na promoção de acessibilidade e mobilidade urbana, inclusão social, desenvolvimento econômico, saúde, educação, entre outras áreas.

Artigos relacionados
ALAGOASDestaquesNotícias

Entrelaços: exposição no Parque Shopping apresenta peças em bordados e rendas

Entre pontos, tramas e tecidos, a história de tradições familiares e da cultura alagoana é traduzida em peças de bordados…
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :