ALAGOAS

Governo do Estado leva Pró-Estrada a Viçosa e firma convênio com Hospital Municipal

Governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinaram o termo de compromisso com o Hospital Municipal de Viçosa
Texto de Severino Carvalho, Rafaela Pimentel e Laura Veloso

O Governo do Estado levou, nesta quinta-feira (5), ações nas áreas da saúde, infraestrutura viária e agricultura familiar a Viçosa e a outros seis municípios do Vale do Paraíba alagoano.

 

A solenidade foi realizada no Centro de Viçosa, na Praça Apolinário Rebelo, e reuniu prefeitos da região, vereadores, secretários de Estado e municipais, além de outras autoridades.

 

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinaram o termo de compromisso com o Hospital Municipal de Viçosa para a parceria de serviços, ações e atividades no âmbito do Programa Estratégico Mais Saúde Especialidades, com validade de 12 meses.

 

Com a adesão ao programa estadual serão ofertados exames laboratoriais, radiológicos, ampliação da ultrassonografia (que passará de 120 para 240 procedimentos por mês), eletrocardiograma, endoscopias e consultas especializadas.

 

Em seu discurso, Renan Filho anunciou que o Governo do Estado tem projeto para construir em Viçosa o Hospital Regional do Vale do Paraíba.

 

“Estamos construindo em Maceió o Hospital Metropolitano e o Hospital da Mulher, além de três regionais: um em Porto Calvo, um em União dos Palmares e outro no Alto Sertão, em Delmiro Gouveia. O quarto hospital regional será construído no Vale do Paraíba, em Viçosa. O projeto aqui teve de ser diferente, por conta da topografia mais acidentada, mas estamos concluindo os estudos para depois iniciar a construção”, revelou Renan Filho.

 

O governador e o secretário de Estado da Saúde também fizeram a entrega de ambulâncias a Viçosa, Chã Preta, Atalaia, Mar Vermelho, Pindoba, Quebrangulo e Paulo Jacinto. Elas integram o lote de 130 veículos que estão sendo distribuídos aos municípios alagoanos, utilizados no transporte de pacientes entre unidades de saúde.

 

Pró-Estrada

 

Ao lado do prefeito de Viçosa, David Brandão, o governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram a ordem de serviço que autoriza o início das obras de pavimentação asfáltica de vias urbanas da cidade.

 

A obra vai beneficiar mais de 25 mil habitantes de Viçosa. Dos 17 municípios que integram as regiões dos Vales do Mundaú e Paraíba, 12 já recebem ações do Pró-Estrada. O Programa favorece a segurança viária, a mobilidade urbana e infraestrutura da malha estadual, elevando seu padrão e possibilitando mais desenvolvimento econômico e social para a população.

 

“Olhar pra trás e ver o quanto esse programa tem transformado a vida das pessoas nos dá mais fôlego para progredir pelos outros municípios. Já são mais de 70 cidades e uma marca significativa de mais de mil quilômetros da malha viária com obras de reconstrução, implantação e pavimentação em todo o Estado”, destacou o secretário Mosart Amaral.

 

“Serão pavimentados 7,8 km de vias urbanas, à exceção do Centro Histórico, que manteremos preservado. Vamos criar um anel viário passando pela Ponte Nova em direção a Mar Vermelho, o que vai desafogar o trágego da Rua do Gurganema, que sofre com o trânsito intenso. Nossa ideia é, mais adiante, torná-la mão única após a efetivação da SMTT (Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Defesa Social) “, explicou o prefeito de Viçosa.

 

Programa do Leite

 

Junto com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, o governador fez a entrega de tratores equipados com grades aradoras aos municípios de Viçosa, Capela, Chã Preta, Atalaia, Mar Vermelho e Pindoba.

 

As máquinas são distribuídas por meio do Programa de Mecanização Agrícola do Governo do Estado e vão ajudar no apoio ao processo produtivo, na preparação de solos, tratos culturais, desde o plantio até a colheita.

 

Para um público também formado por produtores rurais do Vale do Paraíba, Renan Filho afirmou que o Governo do Estado vai concentrar esforços para garantir a continuidade do Programa do Leite, mantido pelo Governo Federal, com contrapartida do Estado de Alagoas.

 

“Como governador de Alagoas vou, novamente, aportar mais recursos para garantir a continuidade do Programa do Leite. Nós precisamos, ainda, nos mobilizar para, em Brasília, não permitirmos mais cortes de recursos federais para Alagoas”, conclamou o governador Renan Filho, ao se dirigir aos deputados federais Ronaldo Lessa, Marx Beltrão e Maurício Quintella, presentes à solenidade.

 

Por fim, Renan Filho assinou o termo de cessão ao município de Viçosa do prédio onde funcionava a antiga delegacia regional, na Rua do Passarinho. O imóvel foi desocupado no final do ano passado, após o Governo do Estado inaugurar o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Avenida Firmino Maia, que passou abrigar as polícias Civil e Militar.

 

No prédio cedido, a prefeitura de Viçosa vai instalar a SMTT, após reforma. “Vamos, enfim, tirar do papel a SMTT e colocá-la em funcionamento”, comemorou o prefeito David Brandão.

Artigos relacionados
ALAGOASDestaquesNotícias

Entrelaços: exposição no Parque Shopping apresenta peças em bordados e rendas

Entre pontos, tramas e tecidos, a história de tradições familiares e da cultura alagoana é traduzida em peças de bordados…
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :