Geral

Maior forte do mundo está em Portugal, mas foi construído pelos holandeses

Uma das maiores fortificações militares da antiguidade está aberta a visitação pública em Portugal desde 2015, em Elvas e já recebeu 100 mil pessoas. Trata-se da Forte das Graça que vem sendo bastante procurado por historiadores e amantes da arte da engenharia militar em uma época em que esse tipo de construção era fundamental para defesa de territórios.

Esta fortificação militar portuguesa mereceu o comentário no O jornal espanhol ElEconomista que o classificou como «a maior fortaleza terrestre do mundo». E,  Elvas se tem o maior complexo de fortificações abaluartadas do mundo. Somando o Forte da Graça, mais outras fortificações como o Forte de Santa Luzia e os Fortins de São Mamete, São Pedro e São Domingos, totalizam 179 hectares.

A UNESCO denomina como a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações e assim foi considerada Património da Humanidade em 2012. A fortificação passou por um período de um ao de obra de recuperação e em 2015, e recebeu mais de 100 mil visitas (105 mil, mais precisamente), 40% das quais espanholas, segundo a Câmara Municipal de Elvas.

Obra holandesa

O interessante disso é o Forte de Nossa Senhora da Graça foi construído por um holandês Wilhelm, Conde de Schaumbourg-Lippe em 1763, a pedido do Marques de Pombal. A construção é considerada umas das mais perfeitas da arquitetura militar holandesa.

A obra começou em 1763 e demorou 29 anos a ficar concluída, pela força de trabalho de seis mil homens e quatro mil animais.

Detalhes

Logo a entrada se pode observar um dos obstáculos criados para segurança do Forte que é ponte levadiça e um portão de decoração barroca. Em seguida surgi outros detalhes sobre os engenhos, armadilhas e recursos escondidos daquela fortaleza. O local foi projeto para abrigar uma guarnição de 1.500 homens e para resistir a ataques de canhão e artilharia. Curiosamente, depois de construído, mais nenhuma grande guerra ameaçou o forte.

Dentro da fortificação se pode visitar a glamorosa residência do Governador, que fica no topo do Forte e tem uma amplitude de 360º sobre toda a cidade e zona envolvente, onde se vê também Badajoz.

Colaboração portal tripseek.news

Artigos relacionados
Geral

Segunda aeronave da frota da Itapemirim chegou

A segunda aeronave da Itapemirim Transportes Aéreos chegou na madruga de hoje, domingo (09), no aeroporto de Confins, em Belo…
Geral

A Prefeita, a mulher, a amiga, a mãe Lívia Carla, deseja a todas as mães Barrenses, um feliz dia das mães

Que possamos recordar sempre quão sacrificante foi para as nossas mães darem tudo pela gente. É preciso lembrar e reforçar…
Geral

Presidente da AMA cobra esclarecimento técnico oficial sobre eficácia da vacinação com prazo estendido coronavirus

Presidente da AMA cobra esclarecimento técnico oficial sobre eficácia da vacinação com prazo estendido coronavirus Com a redução de imunizantes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :