GeralNotíciasProgramas

Dezembro começa com aumento do FPM em 22,05%

 

A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi depositada na última sexta-feira (7), nas contas das prefeituras, com um aumento de 22,05% de aumento em relação a mesma do ano passado. No total foram os municípios receberam R$ 4,3 bilhões.

 

Segundo a Confederação Nacional do Municípios (CNM), entidade que representa os municípios brasileiros, os repasses do FPM depositados nas contas das prefeituras superam 2017 em 8%, demonstrando que este ano, a situação financeira foi bem melhor que a do ano passado.

 

Mesmo assim os prefeitos vivam reclamando dos repasses e da falta de recursos para manter as diversas atribuições com programação na área da saúde, assistência social e administração que lhe foram atribuídas pela União.

 

Programação sociais

 

Os municípios sofrem com problemas de dividas com a previdência social, manutenção das equipes de saúde e manutenção da maquina administrativa. Uma das lutas dos prefeitos é para que o Governo Federal reajuste os valores dos programas sociais implantados. Dessa forma os gestores não farão uso dos recursos dos repasses constitucionais para cobrir a defasagem financeira dos programas criados pelo Governo Federal.

 

Uma das esperanças dos prefeitos é a derrubada da liminar do STF, que impede a redistribuição dos recursos oriundos da produção de gás e óleo administrados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O Congresso Nacional aprovou uma lei que determina a distribuição desses recursos para todos os municípios, mas a ministra Carmem Lúcia, concedeu liminar em favor do estado do Rio de Janeiro, e que incrivelmente vem sendo mantida há seis anos, sem que o mérito da questão seja julgado.

 

 

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

Prefeitura faz mutirão de limpeza nas praias em Porto de Pedras

Como parte de ações em comemoração aos 100 anos de fundação do município de Porto de Pedras, litoral Norte de…
ALAGOASDestaquesNotícias

Sedetur, Procon AL, SMTT e Sindicato de guias realizam fiscalização em Maceió

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceira com Procon Alagoas, Sindicato dos Guias de Turismo…
DestaquesNotícias

Azul abre inscrição de estágio remunerado

A companhia aérea Azul está disponibilizando 40 vagas para seu Programa de Estágio com salários de R$ 1.500,00. As inscrições…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :