Notícias

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo passa a ser digital em Alagoas

Texto de Kelly Cordeiro e Lays Peixoto

O governador Renan Filho e o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), Adrualdo Catão, lançaram, nesta terça-feira (2), a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O documento está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) que também oferece a CNH Digital.

O CRLV digital traz todas as informações e tem a mesma validade que o documento impresso. Para ter acesso a ele no aplicativo, o proprietário tem que ter pago o licenciamento de 2018 para depois fazer um cadastro do veículo. O governador Renan Filho aproveitou a oportunidade e fez seu primeiro acesso de forma rápida durante sua passagem pelo Detran.

“Essa novidade traz mais segurança e mais conforto para os proprietários de veículos que agora não precisam andar com seu documento físico. Em dez minutos eu fiz aqui o cadastro do meu veículo. É uma nova tecnologia com a facilidade do celular, tão fácil quanto cadastrar um e-mail, aderir a uma rede social ou utilizar a conta bancária no celular”, disse o governador.

Renan Filho e Adrualdo Catão destacaram a praticidade e a redução da burocracia com a utilização do CRLV Digital (Fotos: Márcio Ferreira)

Alagoas é o 13º estado do País a ofertar a opção desse documento de forma eletrônica e os estados que ainda não implantaram a ferramenta têm até o dia 30 de junho deste ano para fazê-lo, conforme a Resolução nº 769/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, destaca que o órgão estadual preza pela desburocratização e simplificação dos serviços prestados à população. “Cada passo tem que ser dado da maneira mais segura possível. O evento hoje e a vinda do governador legitima o processo para facilitar a vida do cidadão, a ideia é diminuir o máximo possível a necessidade de perder tempo se deslocando”, ressalta o diretor.

Catão ainda reforça que a autarquia foi pioneira em implantar, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado, um grupo setorial de trabalho que irá analisar os procedimentos institucionais e verificar a documentação que deve ser cobrada em cada um deles. “O Detran instaurou o primeiro grupo de trabalho para mapear cada um dos processos e fazer com que a gente elimine toda a burocracia desnecessária e, claro, isso tem que ser feito com toda a segurança porque esse é um órgão que lida com o patrimônio das pessoas”, pontua.

O CRLV Digital está sendo implantado em parceria com o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O acesso é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo sem internet. Além disso, o documento pode ser compartilhado para até cinco pessoas que porventura utilizem o mesmo veículo.

“Eu defendo que cada vez mais os órgãos públicos se digitalizem e estejam conectados com os novos anseios da população, com transparência e cada vez mais próximos do cidadão. É isso o que o Detran de Alagoas vem tentando fazer”, finalizou o governador.

Passo a passo para obter a CNH e o CRLV Digital

Quem já possui a CNH digital, basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo. Depois, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Renan Filho e Adrualdo Catão destacaram a praticidade e a redução da burocracia com a utilização do CRLV Digital (Fotos: Márcio Ferreira)

Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo CDT, já disponível no Google Play e App Store, e efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo. Depois, é só adicionar o CRLV Digital e informar os mesmos dados mencionados anteriormente.

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Em caso de dúvidas ou mais informações sobre a adesão ao documento digital os usuários poderão acessar o site www.detran.al.gov.br ou http://www.serpro.gov.br/.

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

Prefeitura faz mutirão de limpeza nas praias em Porto de Pedras

Como parte de ações em comemoração aos 100 anos de fundação do município de Porto de Pedras, litoral Norte de…
ALAGOASDestaquesNotícias

Sedetur, Procon AL, SMTT e Sindicato de guias realizam fiscalização em Maceió

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceira com Procon Alagoas, Sindicato dos Guias de Turismo…
DestaquesNotícias

Azul abre inscrição de estágio remunerado

A companhia aérea Azul está disponibilizando 40 vagas para seu Programa de Estágio com salários de R$ 1.500,00. As inscrições…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :