ALAGOAS

Sesau e MS promovem I Oficina de Avaliação da Rede Cegonha em Alagoas

Rede Cegomha assegura o parto humanizado às gestantes alagoanas
Texto de Marcel Vital

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde (MS) promovem na terça (9) e quarta-feira (10), a I Oficina de Avaliação da Rede Cegonha em Alagoas. O evento vai ocorrer às 8h, no auditório do Museu da Imagem e do Som (Misa), localizado no bairro Jaraguá, em Maceió.

O encontro terá como público-alvo os gestores da Sesau, os diretores, os coordenadores de medicina e enfermagem da obstetrícia e neonatologia das maternidades avaliadas, os representantes do Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha e os secretários de saúde municipais. O objetivo da oficina é favorecer a troca de informações, esclarecimentos de dúvidas e discutir a proposta de um Plano de Ação para melhoria dos itens de verificação, com resultados classificados como não adequado, incipiente ou parcialmente adequado.

Segundo a coordenadora estadual da Rede Cegonha, Syrlene Patriota, a finalidade do evento é avaliar as todas as diretrizes e, com isso, melhorar cada vez mais os serviços das maternidades em Alagoas. “Esse evento tem como proposta estabelecer as boas práticas e humanização do cuidado na Rede Materno-Infantil no Estado. A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, assim como o direito de nascimento seguro às crianças, seu crescimento e desenvolvimento saudáveis”, destacou.

Programação – No dia 9, das 8h às 17h30, no auditório do Misa, no bairro Jaraguá, em Maceió, haverá um trabalho de grupo das maternidades localizadas nas 3ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Regiões de Saúde, com apresentações do Panorama da Atenção ao Parto e Nascimento em Alagoas e da qualificação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito da Atenção Obstétrica e Neonatal. Também serão apresentados o processo avaliativo e resultados por Região de Saúde e maternidades, bem como uma discussão coletiva sobre a construção de um Plano de Ação e o monitoramento e avaliação das boas práticas de Atenção ao Parto e Nascimento da Rede Cegonha 2019.

Já no dia 10, das 8h às 12h30, no Hospital Universitário (HU), no Tabuleiro do Martins, haverá um trabalho de grupo das maternidades da 1ª e 5ª Regiões de Saúde para a construção de um Plano de Ação e apresentação das respectivas atividades. Ainda ocorrerá uma discussão coletiva do plano de ação de trabalho de monitoramento e avaliação das práticas de Atenção ao Parto e Nascimento da Rede Cegonha, além de uma roda de conversa a fim de discutir, na prática, as estratégias de monitoramento, avaliação e encaminhamento da Rede.

As maternidades e os hospitais envolvidos na oficina serão Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima, Açúcar, Nossa Senhora da Guia, Escola Santa Mônica, Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió; Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; São Vicente de Paulo, em União dos Palmares; Santa Casa de São Miguel dos Campos; Carvalho Beltrão, em Coruripe; Santa Casa de Penedo; Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca; Santa Rita, em Palmeira dos Índios; Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; e Antenor Serpa, em Delmiro Gouveia.

Artigos relacionados
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…
ALAGOASNotícias

Crescimento do turismo fomenta novos empreendimentos “pé na areia” em Alagoas

Texto de Thiago Tarelli Mesmo em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o turismo em Alagoas seguiu crescendo,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :