ALAGOAS

Secretarias se unem para elevar o potencial cultural e turístico da Serra da Barriga

Texto de Lívia Holanda

Patrimônio Cultural do Mercosul e símbolo de resistência do povo negro, a Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, recebeu, nessa terça-feira (21), secretários de Estado que se reuniram para conferir de perto o resultado da obra de pavimentação dos, 7,4 quilômetros que dão acesso à Serra, realizado pelo programa Pró-Estrada, da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Na oportunidade, os gestores aproveitaram para articular estratégias a fim de dar ao lugar histórico o devido reconhecimento, enaltecer os elementos culturais da região e fomentar a atividade turística.

De acordo com a secretária da Cultura, Melina Freitas, a pavimentação do acesso marca um novo tempo para a Serra da Barriga. “Alagoas é o berço do maior símbolo da luta e resistência afro no mundo. Foi aqui, em União dos Palmares, que Zumbi gritou pela liberdade. Essa obra foi um divisor de águas, valoriza o nosso patrimônio cultural e desperta o sentimento de pertencimento do alagoano”, disse.

Ainda no local, a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, evidenciou o papel importante da população, principalmente o movimento negro, no planejamento dessas ações em conjunto com o Estado.

Reunidos, secretários discutem ideias para promover a Serra da Barriga respeitando a ancestralidade e a espiritualidade do lugar (Foto: Kaio Fragoso)

“Vamos consultar o movimento negro e toda raiz afro-brasileira que temos em Alagoas para concretizar mudanças que realmente tragam benefícios para esse povo. A Serra da Barriga é antes de tudo um patrimônio do povo negro, que criou nesta terra o maior símbolo de resistência do mundo. A melhoria no acesso deve aumentar o fluxo de turismo no local, mas não se pode deixar de lado o valor histórico e espiritual que o lugar tem, já que é um sítio arqueológico e de identidade”, ponderou Maria.

O potencial turístico da Serra também foi enaltecido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito. “Quando conseguimos fortalecer esse trabalho com o desenvolvimento de outros setores, como é o caso da infraestrutura, com a implantação e pavimentação do acesso à Serra da Barriga, agregamos mais valor às ações do turismo. Com a conclusão da obra, será a nossa vez de assumir e juntar esforços para fazer com que o destino amplie a geração de mais oportunidade, riqueza e renda para o povo palmarino”, afirmou Brito.

Reunidos, secretários discutem ideias para promover a Serra da Barriga respeitando a ancestralidade e a espiritualidade do lugar (Foto: Kaio Fragoso)

A obra de acesso à Serra da Barriga vai facilitar o acesso dos visitantes ao local. O trecho contou com serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e com paralelepípedos, sarjetas, passeios para pedestres e implantação de pórticos. Estão em fase de implantação as sinalizações vertical e horizontal em todo a extensão que dá acesso ao local.

De acordo com Mosart Amaral, secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, a obra é estratégica para o desenvolvimento cultural e turístico não apenas da Zona da Mata, mas de todo o Estado. “É uma satisfação entregar a Alagoas uma obra como essa. A Serra da Barriga é um dos principais símbolos de resistência à escravidão do mundo e agora poderá receber uma quantidade ainda maior de pessoas, já que chegar ao topo da Serra ficou mais fácil e seguro. A pavimentação desse trecho irá estimular o desenvolvimento turístico e cultural pro local. É um prazer trazer os meus colegas para verem de perto como ficou. Acredito que eles vão voltar para seus afazeres cheios de ideias para esse que é um lugar cheio de história e significado”, comemorou o secretário.

A obra faz parte do programa Pró-Estrada, do Governo do Estado, que já beneficia cerca de 90 municípios e 1200 quilômetros de malha viária estadual por meio da implantação e reconstrução de rodovias, além da pavimentação de vias urbanas.

Artigos relacionados
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…
ALAGOASNotícias

Crescimento do turismo fomenta novos empreendimentos “pé na areia” em Alagoas

Texto de Thiago Tarelli Mesmo em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o turismo em Alagoas seguiu crescendo,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :