Destaques

TJ recebe coletor para descarte de lâmpadas fluorescentes

Os servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas poderão descartar lâmpadas fluorescentes de maneira correta em coletor na sede do TJ. O ponto de coleta da empresa Reciclus ficará próximo ao estacionamento até o dia 11 de outubro. Outras unidades que fazem parte da Eco Rede da Justiça alagoana também vão receber o coletor.

O diretor e fundador da empresa de soluções ambientais Qualitec, Alfredo Guilherme, explica que o objetivo da ação é dar visibilidade ao projeto, que faz o reaproveitamento dos componentes das lâmpadas que queimaram, diminuindo os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado.

“Descartando de forma adequada, vai prevalecer a saúde da população, além de gerar emprego e renda. Também é possível aproveitar as quatro ligas da lâmpada: o vidro, que vai para a indústria de cerâmica, para fazer vasos cerâmicos e porcelanato; o pó fósforo, que vai para a indústria de asfalto ou tinta; o soquete de alumínio, que vai para a indústria de metalurgia, para novas aplicações; e o mercúrio, que vai para novas aplicações”, salienta.

Para o coordenador do Núcleo Socioambiental do TJ, Alexandre Caiado, é uma forma de conscientizar os servidores.

Alexandre acrescenta que já existem medidas de descarte no Judiciário, para diminuir o impacto ambiental. É possível que seja feita uma licitação para implantar de forma permanente o recolhimento de lâmpadas.

“O Tribunal já tem contrato com uma empresa para o recolhimento dos materiais médicos, resíduos sólidos de saúde. Agora estamos vendo o de lâmpada, a Eco Rede tem interesse em fazer uma licitação conjunta, que vai baratear o valor”, explica.

Após o período em que o coletor ficará no TJ, os servidores podem continuar descartando corretamente. Os pontos de coleta ficam em estabelecimentos que comercializam lâmpadas, como supermercados.

Em Maceió, eles estão localizados no Supermercado Unicompra (unidades da Cruz das Almas, Farol, Jacintinho, Ponta Grossa, Cambona e Ponta Verde), Walmart Farol, Eletroluz Farol e Jatiúca, Leroy Merlin, Makro, Paragominas, Tupan Construções, Atacadão (Josefa de Melo e Tabuleiro), Carajás, Casas Jardim, Supermercado Extra (Farol e Mangabeiras), Supermercado G Barbosa (Cruz das Almas, Serraria e Stella Maris), e lojas Incomel (Jaraguá e Jatiúca).

Thaynara Monteiro – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3141/3240

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

União Européia analisa certificados de vacinas para ajudar o turismo de verão

BRUXELAS (AP) – A União Europeia está estudando um certificado de vacina comum para ajudar a levar os viajantes aos…
DestaquesNotícias

Grupos ambientais pedem a Justiça redução de emissões de gases dos aviões

Grupos de defesa do meio ambiente entraram com uma petição no tribunal federal de apelações em Washington, nos Estados Unidos,…
DestaquesNotícias

Arapiraca está a beira do colapso no atendimento de saúde devido a demissões

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago do ML, disse que o quadro da pandemia em Arapiraca é preocupante…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :