Notícias

“Obrigado, mestre Dirceu!”: Renan Filho enaltece legado do historiador alagoano

O sepultamento do corpo do historiador Dirceu Lindoso será às 10 horas desta quarta-feira (16), no Cemitério da Piedade, em Maceió

NOTA DE PESAR

Recebi na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, com imenso pesar, a notícia do falecimento de Dirceu Lindoso, aos 87 anos.

Alagoas se despede de um filho muito querido e guarda na memória, para sempre, sua obra que é patrimônio cultural alagoano. Dirceu Lindoso, nascido entre as belezas da beira-mar de Maragogi, é um gigante da cultura alagoana e soube disseminar seu conhecimento de maneira fértil.

Jornalista, poliglota e tradutor, poeta, romancista, antropólogo, escritor, etnólogo e sobretudo um historiador apaixonado por Alagoas, ele não apenas escreveu a história da nossa formação: ele a contou, em mais de dez livros, porque uma de suas paixões era contar histórias. E ainda existem muitos escritos seus inéditos, conforme ele mesmo disse em 2017, ao ser homenageado pela Universidade Federal de Alagoas, da qual é Doutor Honoris Causa desde 2011.

Um dos aspectos de sua obra é relevante. Graças ao trabalho de Dirceu Lindoso, os índios, escravos e seus descendentes deixaram de ser coadjuvantes e ocuparam o papel que lhes cabe, de protagonistas da História de Alagoas.

A tristeza que sinto ao dar adeus a Dirceu Lindoso é, também, o agradecimento do Estado de Alagoas pelo legado que ele deixa, uma herança que nos orgulha e enternece. Nossa solidariedade a toda a sua família.

RENAN FILHO – GOVERNADOR

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

O mundo com as novas ferramentas digitais

A pandemia de covid-19 mudou o mundo e a relação de trabalho e negócios dinamizando a atividade digital e as…
DestaquesNotícias

Hollywood padrão fechando após 22 anos

O hotel Standard Hollywood em West Hollywood, Califórnia, anunciou que está fechando “indefinidamente” esta semana, após mais de duas décadas em operação.  A propriedade foi…
DestaquesNotícias

TAP continua sendo a companhia aérea internacional mais importante no Brasil

A TAP atingiu em Dezembro uma quota de 12,5% do transporte aéreo internacional de passageiros de/para o Brasil, em alta…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :