GeralNotícias

Prefeituras: shows e miséria

 

As prefeituras receberam a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), na última sexta-feira (19), com um aumento de 45% em relação a mesma do mês passado. Mesmo assim, os prefeitos continuam na choradeira, alegando que não têm dinheiro para nada, mas ao mesmo tempo não deixam de realizar os “forrós”, com shows, que chegam pagar cachês de até R$ 200 mil. Os gestores não deixam também de promover a entrega de cestas básicas, como em datas comemorativas. Tudo isso dentro da filosofia de “pão e circo”, para que o povo se cale. Uma prática dos imperadores da antiga Roma, que promoviam espetáculos de carnificina, onde cristão eram devotados pelas feras no Coliseu. Triste vermos ainda em Alagoas, municípios do Sertão Alagoano, que está sobre a decretação de situação de emergência, diante da “seca” que não existe, shows com cantores de forró, cobrando para isso cachês caríssimos, que dariam para construir escolas, postos de saúde e comprar medicamentos. São os abutres da miséria nordestina, que ainda sustenta a famigerada “indústria da seca”, e manutenção da miséria, como forma de continuarem no poder e conseguirem mais dinheiro da União, para que enriquecer as famílias dos “coronéis” do Sertão. Tudo isso acontecendo sobre o olhar contemplativo das autoridades, que poderiam por fim a exploração da miséria e proporcionar mais dignidade ao povo. É preciso mais rigor na fiscalização dos gastos com o dinheiro público.

Festa do Feijão?

No município de Senador Rui Palmeira a “Festa Feijão” realizada no início desse mês teve várias atrações milionárias como do cantor Xand Avião. O município praticamente não planta mais feijão e é um dos mais pobres do Sertão de Alagoas. Não tem nenhuma atividade econômica de expressão e todo dinheiro que circula, vem da prefeitura praticamente. “Pão e Circo”.

 

Olho d’agua do Casado/ miséria

 

Também dentro do bolsão de pobreza e miséria estão município de Olho d’agua do Casado, que possui um grande potencial turístico para ser explorada, gerando emprego e renda. Entretanto o município não conseguiu ser incluindo no Programa Investe Turismo, que viabilizariam investimento de obras e empreendimento privados.

 

Prefeito não quis

 

O prefeito conhecido como Zé da Emater, que tem não nenhuma afinidade com a atividade turística, não quis preparar uma simples solicitação, endereçada a Embratur para incluir o município no Programa. O município perdeu com isso acesso a linhas de créditos especiais e afastou investidores do setor turístico.

 

Chá de memórias

 

Acontece hoje, às 19 horas, no Arquivo Público Estadual de Alagoas, localizado no bairro de Jaraguá em Maceió, no Chá de Memória, a palestra Delmiro Gouveia: trajetória de um industrial sertanejo. Os professores doutores Edvaldo Nascimento e José Cícero Correia serão os palestrantes. Um momento importante para enriquecer o conhecimento desse pioneiro do desenvolvimento de Alagoas.

 

Piaçabuçu

 

O prefeito Djalma Brêda, mas já batizado de Djalma Beltrão, reassumiu a prefeitura da pobre e descuidada cidade de Piaçabuçu, para surpresa dos que pensavam se apoderar da sua cadeira. Sua volta deixou preocupados seus adversários como Dalmo Santana Júnior e Kayro Castro. A cidade tem um grande potencial turístico, mas precisa urgente de um melhor visual urbanístico, já que é considerada uma da mais feias do Litoral Sul.

 

Manchas de óleo

 

As praias do Litoral Norte estão 95% limpas e sem manchas de óleo. Os pequenos pontos que ainda apresentam pedaços da mancha, são ainda resquícios da semana passada e que já estão sendo retiradas. O incrível que alguns veículos de comunicação insistem em “colocar” as manchas nos destinos turísticos de Alagoas.

 

 

Empregos

 

A geração de empregos formais em Alagoas atingiu o melhor saldo positivo mensal de setembro, desde o ano de 2013, com a criação de 16.529 postos de trabalho. Com o resultado, o estado conquista o 2º lugar no ranking da região Nordeste e segue o movimento de crescimento nacional, que lidera a abertura de 157.213 novas vagas.

 

Empregos 2

 

Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (17), pelo Ministério da Economia, em pesquisa do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.  O número de trabalhadores admitidos chegou a 23.683 no mês de setembro, representando um aumento de 4,95% em empregos formais este ano.

 

Municípios destaque

 

Todos os oito setores incluídos na pesquisa apresentaram saldo positivo em Alagoas, com participação mais expressiva nas áreas de indústria e transformação (13.014) e agropecuária (2.397). Já na avaliação por município, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Atalaia, Campo Alegre e Marechal Deodoro foram os grandes destaques.

 

Acostumados a uma rotina intensa e horários totalmente preenchidos por atendimentos, os médicos do Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho, de Arapiraca, puderam desfrutar de momentos inusitados, cheios de relaxamentos e emoção. A ação ocorreu na última sexta-feira, dia 18, no auditório da instituição, durante a programação do Dia do Médico.
A programação do evento contou com apresentação dos cantores César Soares e Zelito, que cantaram músicas motivacionais e também o tradicional “parabéns pra você”. Na festa houve também corte de bolo, lanche coletivo, vídeo de homenagens feitas por pacientes atendidos no hospital e falas dos diretores Geraldo Magela e Ulisses Pereira.
“Vocês, médicos, são fundamentais para o a missão do nosso Hospital, que é atender os mais carentes e necessitados. Portanto, cuidar de vocês também e nossa prioridade”, comentou o provedor Geraldo Magela. Já Ulisses Pereira, que é ginecologista e obstetra, colocou: “O melhor médico é justamente aquele que atende e salva desenganado por todos os outros”.
“Esse profissionais tem dias muito intensos, com picos de stress e muitas vezes até sem tempo para pensar em si”, falou a assistente social Eliane Félix, coordenadora do Núcleo de Humanização, que também marcou presença no evento, assim como os médicos que atendem no HR, seus familiares e profissionais de vários setores do hospital.

 

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

Europa vai exigir atestado de vacinação para quem viajar ao Continente

O primeiro-ministro, António Costa, explicou, no final da reunião de líderes europeus desta sexta-feira, que a Comissão Europeia está a…
DestaquesNotícias

Cresce busca por alugar carros e contratar serviços com pequenos grupos

A pandemia de covid-19 trouxe uma nova realidade para quem viaja, buscando se proteger de locais com aglomeração e fechados…
DestaquesNotícias

Turismo: veja as startups da Hot 25 em 2021

Viagem, turismo e hospitalidade estão em uma situação difícil, pois chegam aos últimos meses de um ano devastador. Companhias aéreas,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :