ALAGOAS

Secretário George Santoro realiza conferência na Colombia

Texto de Anna Cláudia Almeida

O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, participou, como conferencista, do XII Congresso Interamericano de Educadores da Área Contábil (CIEAC) nessa quarta-feira (23), na Colômbia. A oportunidade serviu para apresentar o case de sucesso de Alagoas sobre a implantação do Compliance na Secretaria da Fazenda, que se consolidou de extrema importância para empresas e organizações – públicas e privadas – sendo o primeiro ente da administração direta estadual no país a implementar este programa.

Na palestra foi apresentado o método de implantação, estruturação e dificuldades enfrentadas nesse processo, assim como a formação necessária para a montagem da equipe. “Foram muitos desafios, no entanto, já observamos resultados que têm refletido na Sefaz Alagoas, entre eles, implantação do processo de governança colaborativa com a participação de diversos órgãos públicos”, ressalta o secretário.

Sefaz explana sobre o Programa de Compliance no órgão durante Congresso Interamericano de Educadores da Área Contábil (Divulgação)

“Essa experiência de troca de conhecimentos é muito importante para que as técnicas e aplicações sejam cada vez mais aprimoradas, gerando, assim, um resultado ainda melhor para a nossa Secretaria”, comenta assessor especial de Ética e Compliance, Rodrigo Bittencourt Miranda.

Santoro avalia ainda que o Compliance é imprescindível para a sobrevivência de organizações de esfera pública e privada. Suas diretrizes facilitam a fiscalização e tornam mais simples a relação com seus colaboradores. “Ficamos orgulhosos em tornar a Sefaz Alagoas exemplo para todo o Brasil e outros países”.

Vale destacar que o pioneirismo do Governo de Alagoas, por meio da Sefaz em implementar um Programa de Compliance – um compromisso sobre conscientização ética e cultura de integridade – já ganhou visibilidade em Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro. Além disto, também é referência nacional na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.

Sefaz explana sobre o Programa de Compliance no órgão durante Congresso Interamericano de Educadores da Área Contábil (Divulgação)

Compliance na Fazenda

A iniciativa teve início em abril de 2018 com a contratação da empresa KPMG, consultoria de referência mundial nos temas relacionados à ética e programas de integridade. A Secretaria da Fazenda tornou-se, assim, o primeiro ente da administração direta estadual no País a implementar um Programa de Compliance.

A palavra tem origem inglesa, do verbo “to comply“, que significa “cumprir”. Na prática, quer dizer que a Sefaz trabalha em conformidade com as leis, princípios e comportamentos éticos, regimentos e regulamentos internos e externos, permitindo a integridade e a transparência na condução das atividades.

Artigos relacionados
ALAGOASDestaquesNotícias

Entrelaços: exposição no Parque Shopping apresenta peças em bordados e rendas

Entre pontos, tramas e tecidos, a história de tradições familiares e da cultura alagoana é traduzida em peças de bordados…
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :