ALAGOASCapital

Fórum Exame PPP começa nesta quarta-feira

As parcerias público-privadas são um instrumento eficiente para promover o desenvolvimento de projetos inovadores. Com o objetivo de trazer mais avanços para o Estado, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), recebe, nesta quinta-feira (7), o Fórum Exame de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões. Promovido pelas empresas Exame e Hiria, o encontro acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, das 8h às 14h.

Esta é a primeira vez que o evento será realizado fora do Estado de São Paulo. A iniciativa tem o objetivo de apresentar e proporcionar o debate de temas fundamentais para a harmonização dos interesses e das relações entre todos os envolvidos, como os poderes Executivo, Legislativo e regulador.

São esperados mais de 200 investidores: empresários, representantes de construtoras, concessionárias, estruturadores de projetos, financiadores, além de servidores do Executivo, do Legislativo e de órgãos reguladores do Estado, prefeitos e lideranças da sociedade civil organizada.

“É uma oportunidade valiosa para somar conhecimentos e explanar a dinâmica dessa relação tão importante para as gestões governamentais, como são as PPPs. Trazer este evento para Alagoas, no atual cenário econômico do estado e do país, significa investir na qualificação dos líderes financeiros, que lidam diretamente com gestão pública” explica o secretário da Fazenda, George Santoro.

Entre os temas a serem debatidos está a apresentação do novo programa de Concessões e PPPs do Estado. Também haverá uma discussão sobre as condições econômicas, financeiras, políticas e regulatórias deste tipo de contrato. Na ocasião, também serão expostos casos de sucesso em outros estados do Nordeste e ocorrerá o lançamento ao mercado e atos administrativos relativos aos projetos que serão lançados – Saneamento, CEASA, Abatedouro e Aeroporto de Maragogi.

PROGRAMAÇÃO

O evento começará com a apresentação do Programa de PPPs e Concessões para investidores do Brasil e do mundo feita pelo governador Renan Filho, que trará a visão do governo estadual para o tema e como será criada atratividade para os projetos (por que investir em Alagoas, Indicadores econômicos e financeiros, Segurança regulatória, Compliance e transparência).

Em seguida, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fará uma abordagem de como o governo federal, através do Ministério, apoiará os projetos de PPPs e Concessões do Estado de Alagoas. E para finalizar este primeiro momento, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, apresentará a visão do BNDES para o tema das PPPs e Concessões e o apoio do banco aos projetos em Alagoas e no Brasil.

No segundo momento do Fórum haverá uma mesa-redonda com o tema “Visões e Contribuições para o Programa de PPPs e Concessões do Estado de Alagoas”, com a participação de Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste; Ricardo Schneider, procurador de contas do TCE-AL, além de representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

O Fórum Exame contará ainda com a apresentação de casos exitosos de PPPs e Concessões na Região Nordeste do Brasil, como a Nova Ceasa (Teresina-PI); o Hospital do Subúrbio (BA); e BRK – Projeto de Saneamento. Na oportunidade serão abordados do que se trata o projeto, beneficiados, desafios jurídicos, econômico-financeiros (financiamento e garantias), desafios de diálogos com cidadãos, legislativo e reguladores, estruturação e gestão das equipes de trabalho.

Haverá ainda a apresentação do pipeline de projetos – carteira de projetos que serão oferecidos ao mercado nos próximos anos. O Secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, fará uma introdução sobre o tema, seguido das apresentações dos detalhes do projeto de Saneamento e lançamento da consulta pública pelo Secretário de Estado de Infraestrutura de Alagoas, Maurício Quintella; Projeto da Ceasa, Abatedouro e Aeroporto de Maragogi, pelo Diretor-Presidente da Alagoas Ativos e Presidente do Conselho do CETRAN Alagoas, Antônio Tenório.

E, para finalizar, haverá a apresentação dos atos administrativos relacionados ao Programa PPPs e Concessões de Alagoas, liderada pelas Secretarias de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o novo arcabouço regulatório de Alagoas e sua relação com os projetos de PPPs e Concessões e como o investidor será tratado em Alagoas.

Artigos relacionados
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…
ALAGOASNotícias

Crescimento do turismo fomenta novos empreendimentos “pé na areia” em Alagoas

Texto de Thiago Tarelli Mesmo em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o turismo em Alagoas seguiu crescendo,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :