GeralNotícias

As articulações políticas nos municípios

 

Estamos praticamente vivendo o clima político das eleições municipais de 2020, com muita movimentação nos bastidores, que vão desde carinhos até punhaladas pelas costas. Vale tudo, porque embora os prefeitos declarem que a situação financeira das prefeituras seja péssima, ninguém quer largar o osso e vão todos para reeleição. Os deputados, senadores e até o governador estão analisando o cenário político em cada municípios, para saber se vale a penas arriscar investir em prefeitos que estão mal na fotográfica política. Ninguém quer jogar dinheiro fora, nem tempo. Os parlamentares querem apostar em quem tem reais condições de vitória, até porque, as prefeituras em 2020 viverão uma situação financeira muito boa, se bem que a atual não tão ruim. As pesquisas, não registradas, estão sendo realizadas e guardadas a sete chaves. Segundo uma fonte, de um dos institutos de pesquisa, os números mostram que 40% dos prefeitos estão em péssima situação, 35% em situação ruim, 20 % regular e 5% boa. Nenhum foi classificada como ótima. Isso aponta que as oposições têm tudo para crescer sobre as falhas dos atuais prefeitos, que não conseguiram colocar a administração em ordem, nem realizar obras e ações sociais importantes de grande alcance. Entretanto nem tudo está perdido, já que as prefeituras vão receber uma boa injeção de recursos, oriundos do leilão das áreas do pré-sal e da partilha dos royalties da ANP. A liberação da partilha depende do julgamento da liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), no próximo dia 20 de novembro.

Arapiraca

O deputado federal Severino Pessoa anunciou esta semana que a sua esposa, a atual vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa será mesmo candidata ao cargo majoritário em 2020. Severino Pessoa não falou em aliança com Ricardo Nezinho, ou com o grupo do vice-governador Luciano Barbosa. Entretanto uma fonte ligada a Barbosa, afirma que as conversações foram iniciadas.

Arapiraca 2

Enquanto a oposição tenta formar uma aliança política, a situação caminha a passo largos para garantir o apoio da ex-prefeita Célia Rocha. Dona de um grande carisma político que contagia os eleitores, a ex-prefeita tem tido um bom relacionamento com o prefeito Rogério Teófilo e muitos de sua equipe, muitos dos quais foram secretários do primeiro governo de Célia em 1996, entre eles Lenine e Adoniran Guerra.

Monteirópolis

O prefeito Mailson Mendonça vai enfrentar praticamente todos os vereadores nas eleições de 2020 em Monteirópolis. A oposição está se organizado em torno de Ruzimar Moura. Além disso os deputados Paulo Dantas e Severino Pessoa também deverão marchar junto com Ruzimar. O prefeito disse a amigos que pode juntar todos contra, que a vitória dele vai ser de lapada.

Ouro Branco

O município de Ouro Branco terá novamente como candidato Atevaldo Cabral, que tem um bom e fiel eleitorado. Entretanto sua administração foi marcada por escândalos que destacaram o município de forma negativa. Todos os problemas que envolveram o prefeito viram a tona, inclusive novos processos na Justiça.

Porto Calvo

O prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa, segundo seus próprios amigos raramente atende a ligações telefônicas e praticamente todo mês troca de número. O prefeito anda desanimado e há quem diga que não vai disputar a reeleição, porque o município tem muitos débitos financeiros que não deixam o prefeito em paz. Nos bastidores David teria conseguido tirar do páreo o ex-vereador Juvenal Veiga que vai tentar voltar para Câmara de Vereadores

Porto Calvo 2

Já o ex-prefeito de Porto Calvo, Kaika, avisa que não adianta o prefeito David Pedrosa enviar recados para uma possível reconciliação para fazê-lo desistir de seu projeto em disputar a eleição de prefeito em 2020. “Somente Deus descendo o céu eu poderia atender, mas como Ele não vem vamos ganhar colocar o bloco na rua em Porto Calvo”, disparou Kaika.

Craíbas

Em Craíbas o prefeito Ediel Leite vai para disputa com Teófilo Pereira, que havia dito que não mais disputaria nenhum cargo político, quando saiu da prefeitura. Na avaliação dos eleitores, o prefeito Ediel vem realizando um bom trabalho e teria o apoio da maioria, mas em política tudo acontece. Teófilo Pereira é conhecido por entrar pesado quando o assunto é Craíbas, já chamada a El Dourado de Alagoas, por causa da mineradora Vale Verde.

Conorte

O presidente do Conorte, Junior Loureiro promoveu um grande churrasco no restaurante Sal e Brasa, na última quinta-feira, para celebrar a assinatura do convênio, que vai construir a Estação de Transbordo do consórcio em Porto Calvo. Vale lembrar que a Estação é um local de recebimento e envio dos resíduos dos municípios consorciados, para um local ambientalmente certificado e não para depositar o lixo.

Maragogi

O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira informou que a decretação do estado de alerta é um primeiro estágio para situações de cuidado, como o que está ocorrendo com a possibilidade da volta das manchas de petróleo, mas não significa que as praias estejam improprias para o banho. Tem o efeito apenas preventivo e orientador para no caso de ações de limpeza das praias. O município aguarda inclusive o resultado de exames laboratoriais sobre o impacto do óleo nas praias e água do mar.

 

 

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

Transporte de resíduos e rejeitos terá que ser cadastrado em sistema online

Toda empresa geradora de resíduos sólido e rejeitos têm até o dia 23 de março para se cadastrar ao Sistema…
CotidianoGeral

Barra de Sto Antônio homenageia São Sebastião

Toda comunidade católica da Barra de Santo Antônio está oração em homenagem a São Sebastião desde o dia 17, quando…
CotidianoNotícias

No último dia 15 a Prefeitura realizou o primeiro dia do aulão do Enem

O primeiro evento desse nível realizado na nossa cidade pela gestão da Prefeita Lívia Carla e hoje daremos continuidade ao…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :