ALAGOAS

Alagoas é destaque em fórum urbano mundial em Abu Dhabi

Texto de Anna Cláudia Almeida
SECOM/GOV  DO ESTADO 

Uma reunião entre Governo do Estado e a ONU marcou o primeiro dia da participação da delegação alagoana na X Sessão do Fórum Urbano Mundial, que acontece em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Na pauta, os resultados do acordo entre ONU Habitat e Governo sobre o ‘Vida Nova nas Grotas’, além de traçar as novas diretrizes para uma segunda etapa do programa que já é destaque internacional.

No encontro da agenda oficial deste sábado (8), participaram o Secretário de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), George Santoro; o Secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand-AL), Mosart Amaral; a Secretária Especial do Tesouro Estadual, Renata Santos; o coordenador do programa, Nery Almeida, além de líderes comunitários. A reunião foi com o diretor executivo adjunto do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas UN-HABITAT no nível do Secretário-Geral Adjunto da ONU, Victor Kisob, e com o Diretor Regional da ONU Habitat para América Latina e Caribe, Elkin Veslazquez.

Segundo George Santoro, várias ideias foram discutidas e um dos pontos bem relevantes foi a proposta apresentada pela ONU para implantar um projeto piloto de regularização fundiária nas comunidades. “A ideia é crescer patrimonialmente o valor da propriedade das pessoas para gerar renda e emprego nessas comunidades atendidas pelo Vida Nova nas Grotas. Neste domingo (09) vamos conversar com especialistas da ONU Habitat que implementaram o programa em países da África, o que será bem interessante para nortear como podemos levar a iniciativa para Alagoas”, colocou Santoro.

Um dos pontos relevantes do encontro foi a proposta apresentada pela ONU para implantar um projeto piloto de regularização fundiária nas comunidades (Ascom Sefaz

Ainda durante o dia, a comitiva do estado visitou a Feira Smart Cities, algumas soluções para melhoria da qualidade de vida nas cidades. “Estamos conhecendo essas iniciativas para buscar novas ideias que possam ser implementadas em Alagoas. “Visitamos o stand da Aena, que irá administrar o Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, que apresentou uma solução de biometria para acessar os aeroportos de maneira ágil e simples. Ainda visitamos stands que trouxeram soluções em PPP e Concessões e nas áreas de saneamento e iluminação pública. Sem dúvida, muitas experiências que vão nortear ações importantes para o desenvolvimento de Alagoas”, acrescentou o Secretário da Fazenda.

A participação de Alagoas no Fórum é exaltada pelo Secretário Mosart Amaral. “É fantástico perceber que todos esses frutos são um coroamento do programa que nasceu pequeno, mas que ganhou muitos adeptos. A vinda da ONU-Habitat foi fundamental para a ampliação, para dar esse caráter mundial, trazendo indicadores que servem para a implantação das políticas públicas nos mais diversos setores do estado. O Programa Vida Nova nas Grotas é um divisor de águas e estamos aqui para levar essa experiência bem sucedida de Alagoas para todos os cantos do mundo”, enfatizou.

Experiência para as lideranças

Um dos pontos relevantes do encontro foi a proposta apresentada pela ONU para implantar um projeto piloto de regularização fundiária nas comunidades (Ascom Sefaz

Alagoas se apresenta como referência internacional em mobilidade e desenvolvimento urbano, por meio do Programa Vida Nova nas Grotas. Coordenado pela Sefaz e Setrand, e desenvolvido em parceria com a ONU-Habitat e diversas secretarias e órgãos do Governo, tornou-se referência no Nordeste e foi um dos vencedores do Prêmio Governarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Todas as iniciativas implantadas nas grotas contam com o apoio de lideranças comunitárias, que apresentam o Governo do Estado as principais demandas, necessidades da população. Em Abu Dabhi, três representantes das Grotas Alto da Boa Vista, do Cigano e da Samambaia – Mônica Brito, Júnior Nogueira e Wal Cavalcante, respectivamente –, estão acompanhando de perto o evento e vão expor as experiências e como essa política pública transformou os espaços em lugares melhores para se viver.

“É bem interessante a vinda dos líderes comunitários na feira e no fórum porque têm a oportunidade de vivenciar o que é um evento urbano, como o mundo está pensando na melhoria da qualidade de vida, da acessibilidade, habitação e os projetos. Amanhã eles irão transmitir a experiência do Vida Nova nas Grotas e com certeza será um momento que nos ajudará a melhorar e ampliar ainda mais o programa”, explicou George Santoro.

A experiência em participar do evento é citada pelos líderes como uma grande conquista das comunidades, assim como a oportunidade de contribuir com a divulgação do programa e absorver novas ideias que possam ser implantadas. “É uma experiência ímpar que vamos levar para o resto da vida. Nunca imaginávamos trazer esse projeto para Abu Dhabi, numa feira onde tantas ideias incríveis são apresentadas. Agora nossa expectativa é para amanhã participar da mesa redonda e compartilhar todas as mudanças que estamos vivendo em Alagoas desde que o Estado implantou o programa, levando acima de tudo dignidade as comunidades. Espero contribuir e aprender muito nessa viagem”, comentou Wal Cavalcante.

O Coordenador do Programa, Nery Almeida, também integra a delegação e fez um balanço do primeiro dia de Alagoas no Fórum. “É uma experiência inovadora apresentar o programa, que é sucesso mundial, para mais de 25 países. Vamos mostrar o que o Governo de Alagoas vem desempenhando para resolver os problemas de mais de 300 mil pessoas que vivem nas grotas, locais que nunca tiveram um olhar diferenciado do poder público e hoje cresceram em vários aspectos. E trazer os líderes comunitários irá somar ao programa. Eles estão aqui representando quase 100 lideranças e são essas pessoas que servem de filtro para que o Executivo conheça as necessidades e desenvolva os programas que focam no desenvolvimento desses locais. Vai ser um grande aprendizado que vamos levar e discutir com os demais representantes. Nosso objetivo é permanecer como um programa de sucesso, dando dignidade para aqueles que estão em vulnerabilidade social”, finalizou.

 

Fórum

Pela primeira vez, a conferência irá realizar-se num país do Médio Oriente. A ideia do evento é promover sinergias entre a tradição e a modernidade, criando espaços de convergência em comunidades multiculturais e multigeracionais, explorando o papel da cultura e da inovação na implementação da Nova Agenda Urbana.

Artigos relacionados
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…
ALAGOASNotícias

Crescimento do turismo fomenta novos empreendimentos “pé na areia” em Alagoas

Texto de Thiago Tarelli Mesmo em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o turismo em Alagoas seguiu crescendo,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :