Notícias

Fluxo de usuários duplica e Secretaria de Saúde reestrutura Central de Triagem do Sesi

O fluxo de usuários na Central de Triagem do Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, duplicou na última semana. Para assegurar que os usuários aguardem pelo atendimento sentados e não haja aglomerações, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou duas tendas e disponibilizou 100 cadeiras, respeitando o distanciamento social. A medida, implementada neste sábado (16), visa humanizar o atendimento àqueles que apresentam síndromes gripais e procuram o serviço para serem consultados por médicos, além de serem submetidos à testagem rápida para o diagnóstico da Covid-19.


Para se ter ideia da grande demanda que o serviço tem recebido diariamente, a capacidade instalada é de 200 atendimentos por dia, mas foram realizados 265 atendimentos na sexta-feira (15) e 315 até as 19h deste sábado (16).

“Com o registro do aumento de pacientes com síndromes gripais que procuravam a porta de entrada do HGE [Hospital Geral do Estado], criamos a Central de Triagem do Ginásio do Sesi, protegendo assim os servidores e pacientes do maior hospital público do estado. Entretanto, a população começou a procurar prioritariamente o novo serviço em busca de testagem e consulta, o que resultou em um fluxo de usuários acima da capacidade instalada e gerou demora no atendimento e aglomerações, que serão corrigidas com as intervenções feitas neste sábado [16]”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Inaugurada no dia 14 de abril deste ano, a Central de Triagem do Ginásio do Sesi já realizou 8.477 atendimentos e 5.787 usuários foram submetidos a testes rápidos para a Covid-19, com 479 deles tendo apresentado resultado positivo para a doença causada pelo novo coronavírus. O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, em uma estrutura que dispõe de 10 consultórios, quatro salas de coleta, 16 poltronas de medicação e 114 profissionais envolvidos nos atendimentos, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos administrativos.

Nova Central de Triagem – A Sesau inaugura, nesta segunda-feira (18), a Central de Triagem do Benedito Bentes. O novo serviço vai funcionar no estacionamento do Shopping Pátio Maceió e terá capacidade para 200 atendimentos diários, com cinco médicos de plantão, atuando 24 horas por dia, de domingo a domingo.

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

União Européia analisa certificados de vacinas para ajudar o turismo de verão

BRUXELAS (AP) – A União Europeia está estudando um certificado de vacina comum para ajudar a levar os viajantes aos…
DestaquesNotícias

Grupos ambientais pedem a Justiça redução de emissões de gases dos aviões

Grupos de defesa do meio ambiente entraram com uma petição no tribunal federal de apelações em Washington, nos Estados Unidos,…
DestaquesNotícias

Arapiraca está a beira do colapso no atendimento de saúde devido a demissões

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago do ML, disse que o quadro da pandemia em Arapiraca é preocupante…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :