ALAGOAS

Covid-19: Prefeitura estuda adequações em espaços públicos

Grupo de Trabalho vai propor inovações urbanas e estabelecer protocolos de apoio à retomada das atividades pós quarentena

A Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Governança (GGOV), tem pensado em cada detalhe que possa amenizar os impactos causados pelo novo coronavírus. Por isso, nesta sexta-feira (12), foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) a Portaria Nº 003, que institui o Grupo de Trabalho para Adequações nos espaços públicos durante e no pós-pandemia da covid-19. Pensando nos impactos econômicos e sociais causados pelo vírus, o objetivo do Grupo de Trabalho é promover estudos e projetos destinados à implantação de inovações urbanas nos espaços públicos, além de estabelecer os protocolos necessários para o apoio à retomada das atividades, obedecendo todas as medidas de segurança e bem estar dos cidadãos maceioenses.

Íria Almeida, Secretária de Governança, falou sobre a ideia da criação do Grupo de trabalho e como pode ser importante para a população de Maceió. “O espaço público voltou ao foco das discussões acerca da qualidade de vida urbana e, mais além, passou a ser ponto chave para contermos a disseminação do novo coronavírus e apoio à retomada segura da vida na cidade. A discussão e montagem de materiais acerca da matéria de forma multidisciplinar e rápida, por si só já é uma inovação. Esperamos chegar a bons resultados nos próximos dias”, explicou a secretária.

Composição

A Portaria n° 003, do Gabinete de Governança (GGov), publicada nesta sexta, segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Grupo de Trabalho é composto por representantes dos seguintes órgãos municipais: Gabinete de Governança (GGov); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet); Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs); Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel); Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes); e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Íria Almeida – Secretária de Governança Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Competências do Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho instituído tem as seguintes competências: sugerir diretrizes e estratégias das ações dos órgãos participantes, a partir da definição de eixos e objetivos prioritários; consolidar em documentos informações relativas aos estudos, projetos e protocolos adotados para a implantação de inovações urbanas nos espaços públicos, como apoio à retomada das atividades econômicas e sociais, durante e após a pandemia do novo coronavírus, de forma temporária ou definitiva; e propor e monitorar indicadores capazes de medir a evolução no alcance dos objetivos, para, caso haja necessidade, acionar gatilhos que superem esses indicadores.

João Alvim – Estagiário/Ascom GGov

Artigos relacionados
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…
ALAGOASNotícias

Crescimento do turismo fomenta novos empreendimentos “pé na areia” em Alagoas

Texto de Thiago Tarelli Mesmo em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o turismo em Alagoas seguiu crescendo,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :