Notícias

Mineradora Vale Verde conquista prêmio

A Mineradora Vale Verde (MVV) recebeu, na última quinta-feira (18), o “Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira”, concedido pela revista Minérios & Minerales na sua 22º Edição, sendo uma das 40 empresas que participaram do certame, sendo destaque na categoria “Meio Ambiente e Comunicação”.


Na edição nº 403 da referida revista, de outubro/novembro de 2019, a companhia publicou o artigo “Vale Verde aumenta eficiência produtiva de viveiro para reflorestamento”, escrito pelo técnico de Agropecuária da MVV, Jaédson Oliveira, e orientado pelo coordenador de Meio Ambiente da companhia, André Maia.

O conteúdo do artigo apresenta os resultados econômicos e ambientais obtidos pela substituição de sacolas plásticas, proporcionando maior produtividade de mudas e menor impacto ambiental. A produção ocorre nos viveiros do Centro de Educação Ambiental (CEA) da MVV, localizado na Fazenda Uruçu, zona rural de Craíbas.

“O prêmio é fruto do nosso trabalho em equipe! Um trabalho sólido, que fez com que se reduzissem custos na operação de produção de mudas, além da diminuição também de alguns insumos minerais. Em um espaço onde nós produzíamos uma única muda, hoje estamos conseguindo praticamente fazer quatro vezes mais com o mesmo processo, utilizando a mesma quantidade de água, por exemplo. Houve, ainda, o fim do consumo de sacolas plásticas. Ao término do ciclo das mudas, essas sacolas eram jogadas fora. Com os tubetes, que são de plástico, isso não está ocorrendo mais! Esses novos itens têm duração média de 10 a 15 anos aqui conosco”, diz Jaédson Oliveira.

A substituição por tubetes viabilizou a geração de mais de 84 mil mudas por ano nos três viveiros do local, com cerca de 40 espécies de plantas nativas. O CEA existe desde 2013, a contar também com o santuário de cactos; o meliponário, uma espécie de criatório de abelhas sem ferrão; a Farmácia Viva; e as trilhas ecológicas, que acolhem estudantes e visitantes em geral.

“Esse reconhecimento é interessante para fortalecer as ações que nós já estamos desempenhando no Projeto Serrote. Acredito que, a partir do recebimento desse prêmio, outros empregados da MVV serão estimulados a participar e a mostrar seus relevantes trabalhos com mais frequência. Ganha a companhia, mas ganha também o meio ambiente”, finaliza o especialista.

POSTO AVANÇADO

Esse compromisso com o verde fez com que, em dezembro de 2019, a companhia recebesse o certificado internacional de “Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), além de estar sempre alinhada com o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).

Na MVV, há ainda cerca de 450 hectares área preservada, objetivando a manutenção da biodiversidade da fauna e flora desse que é o único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga.

“A MVV está comprometida com a conservação dos recursos naturais na região onde atua. Por isso, cumpre rigorosamente os requisitos legais aplicáveis ao Projeto Serrote. Visando conservar essa rica biodiversidade da região com ênfase na caatinga, a empresa está colocando rigorosamente em prática o seu Plano de Controle Ambiental, de modo a garantir que as obras sejam desenvolvidas de forma responsável, priorizando o bem-estar local e, acima de tudo, a preservação da vida. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo”, pontua o coordenador de Meio Ambiente do Projeto Serrote, André Maia.

O Projeto Serrote está em fase de implantação para o beneficiamento de cobre concentrado, com mais de 1.200 empregos gerados até agora, fazendo valer realmente a equação “avanço + sustentabilidade”.

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

Futuro: veja a tendência da nova configuração para poltronas nos aviões

Uma startup sediada em San Francisco está competindo para revolucionar as cabines econômicas premium e widebody. Zephyr, a visão do…
DestaquesNotícias

AMADEUS tem prejuízo de US$ 1,6 bi

O impacto da pandemia de covid-19 no sector das viagens e turismo é evidenciado pelo Amadeus, uma das companhias mais…
DestaquesNotícias

Amadeus faz parceria com Microsof para inovar em tecnologia no turismo

O Amadeus assinou um acordo com a Microsoft para usar a sua “tecnologia de cloud para inovar e explorar novos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :