Capital

Segundo dia de reabertura do Comércio segue com fiscalização

Maceió está na Fase Laranja de retomada das atividades

No segundo dia de implantação da Fase Laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado, quando o risco é classificado como moderado alto e permite a retomada de parte das atividades, o Comércio registrou movimento moderado. A fiscalização esteve presente nas barreiras sanitárias instaladas nos 12 pontos de entrada para o Calçadão e percorreu as ruas e lojas autorizadas reforçando as orientações quanto às medidas para evitar que as pessoas sejam infectadas pela Covid-19.

Reabertura tem regras e ainda é preciso cautela. Foto: Fiscalização Semscs

As lojas têm buscado se adequar às regras e só podem funcionar com capacidade reduzida de clientes, disponibilização de material para higiene das mãos de funcionários e clientes, que devem fazer o uso correto da máscara. O horário de atendimento também está diferente: das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13, aos sábados.

A fiscalização do comércio é realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Diretoria de Convívio Social, Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal. E as ações contam a participação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas e Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio). 

O coordenador de Licenciamento de Obras Especiais da Semscs, Sebastião Paixão dos Santos, esteve à frente da ação no Centro e pede cautela à população.  “Hoje, vimos algumas pessoas na rua sem máscara, ou com a máscara no queixo ou no bolso, mas após conversa, passaram a usar. Essa reabertura é positiva, mas não se deve esquecer que a pandemia ainda não acabou. As regras são rígidas, mas é para a saúde de todos e o distanciamento social é necessário para evitar a contaminação pelo coronavírus”, alerta.

Reabertura tem regras e ainda é preciso cautela. Foto: Fiscalização Semscs

Orla

Na orla marítima, também está permitido o retorno de parte das atividades e, até o fim da tarde deste sábado (04), nenhuma intercorrência foi registrada. O calçadão e a ciclovia estão abertos para a prática individual de atividade física. Além disso, estão permitidos o acesso à praia e banho de mar, corrida, caminhada e ciclismo, respeitando a distância no mesmo fluxo e no fluxo contrário. É obrigatório o uso correto de máscaras, inclusive antes e depois do banho de mar.

Não pode haver aglomeração, seja na orla, calçadão ou faixa de areia. Permanecem proibidos o uso de equipamentos e mobiliários de uso coletivo; uso de mesas; cadeiras; bancos; caixas térmicas e guarda-sóis; e o consumo de bebidas alcoólicas; e comércio de qualquer ordem. Também continua suspenso o comércio ambulante e dos demais prestadores de serviços e permissionários da orla, com exceção das atividades contempladas no decreto estadual (bancas de revistas, balanças de peixe, mercado do peixe Jaraguá).

SECOM/PREFEITURA DE MACEIÓ

Artigos relacionados
CapitalCotidiano

Catadores de reciclagem pede apoio para criar cooperativa na orla laguna de Maceió

Financiamento coletivo lançado pela Rede Reciclagem recebe doações a partir de R$ 10 e tem como objetivo contribuir para a…
CapitalDestaquesNotícias

Novo secretário de turismo de Maceió define equipe de trabalho amanhã

O novo secretário de turismo de Maceió, Ricardinho Santa Rita, em entrevista ao Portal circuitoalagoas.com.br disse que a nova equipe…
ALAGOASCapitalDestaques

Sedetur padroniza os serviços da faixa de areia da praia de Ponta Verde

A curva mais bonita do Nordeste, a faixa de areia em frente ao Farol da praia de Ponta Verde –…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :