ALAGOAS

Turismo: Prefeitura lança Protocolo Experimente Maceió

Plano vai nortear retomada gradual do setor na capital

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), apresentou ao trade turístico, nesta quinta-feira (16), o documento oficial do Protocolo Experimente Maceió – um manual de boas práticas do destino que serão aplicadas a diversos segmentos da atividade turística. O material consolida a ampliação da retomada gradual do setor na capital e é fruto de uma série de reuniões segmentadas entre entidades representativas e órgãos da administração pública municipal focadas na adequação de serviços às medidas de segurança sanitária.

Alinhado aos protocolos dos governos estadual e federal, e seguindo orientações do Selo Turismo Responsável, criado pelo Ministério do Turismo (Mtur), o protocolo elaborado pela Semtel tem como propósito nortear previamente a reabertura do setor com planejamentos específicos para o funcionamento das principais atividades turísticas, além de atrativos como a orla marítima, a partir da reabertura dos serviços. Iniciado pelo Conselho Municipal de Turismo (MTur) em junho, o processo de elaboração do plano contou com a opinião e análise de operadores, empresários, técnicos e administradores de cada segmento. O documento completo está disponível para acesso na plataforma Maceió Até Você (link).

Com o avanço de Maceió para a Fase Amarela, na próxima segunda-feira (20), a capital segue na flexibilização do isolamento social com a reabertura controlada da orla e de alguns setores econômicos, incluindo segmentos turísticos. Somado a fatores como a retomada gradual da rede hoteleira e o início da recuperação da malha aérea, que deve crescer 35% ao longo deste mês, o cenário aponta para um retorno, ainda que pouco significativo, do fluxo de turistas e a necessidade de antecipar a estruturação do setor para a qualificação do destino frente à nova realidade.

“O protocolo da Prefeitura de Maceió, que engloba diretrizes estaduais e federais, foi construído com entidades representativas do turismo na capital, que aderiram às medidas de segurança propostas e já começaram a internalizar as recomendações. A grande novidade do documento são as determinações quanto ao ordenamento turístico na orla, relativo à atuação dos permissionários, ambulantes e prestadores de serviços, além do uso dos espaços pelos frequentadores e ocupação dos estacionamentos. São medidas de segurança que deverão entrar em vigor com o avanço da flexibilização nas próximas fases da retomada, antecipadas pela administração pública municipal neste protocolo para fins de planejamento”, destacou o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, que esteve à frente da elaboração do documento.

Além da orla marítima, o Protocolo Experimente Maceió contempla os segmentos de bares e restaurantes, meios de hospedagem, organizadoras e centros de eventos, aeroporto, terminal rodoviário, transportadoras turísticas e guias de turismo. Ainda que operem também sob protocolos próprios e medidas orientadas por entidades nacionais, os setores compartilham normas complementares às recomendações da Prefeitura e, por isso, foram incorporadas ao documento. As orientações contidas no plano, entretanto, devem acompanhar a evolução dos cenários ao longo do tempo, podendo sofrer alterações ou contemplar outros segmentos.

SECOM/PREFEITURA DE MACEIÓ

Artigos relacionados
ALAGOASCotidianoDestaquesNotíciasSertão

Mix Supermercado é inaugurado em Delmiro gerando emprego e renda

Empreendimento faz parte do Complexo Shopping da Vila que será concluído em julho com 500 novos postos de trabalho e…
ALAGOASDestaquesNotícias

Governo Federal alinha ações de investimento em turismo em Alagoas

Alagoas tem uma vocação para turística e isto é um fato que é facilmente constatado e para alinhar ações e…
ALAGOASNotícias

Crescimento do turismo fomenta novos empreendimentos “pé na areia” em Alagoas

Texto de Thiago Tarelli Mesmo em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o turismo em Alagoas seguiu crescendo,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :