Destaques

Há 385 Calabar era morto pela Coroa Portuguesa

Por Ney Pirauá/Historiador

Calabar foi condenado e enforcado na Vila de Porto Calvo no dia 22 de julho de 1635. Mas qual crime cometeu para ter sido enforcado e esquartejado e ter seu corpo exposto por toda cidade?

Defender a liberdade e a livre escolha de religião, o progresso de sua terra natal, e, sobretudo, o direito dos nativos dessa terra terem reconhecidos seus méritos em qualquer atividade que exercessem na colônia em desenvolvimento.

Isto tudo contrariava os governadores da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho e Matias de Albuquerque, este o todo poderoso e mandachuva de todo território pernambucano, que incluía àquela época a nossa Alagoas.

Ainda teve o nosso idealista Calabar de carregar perante à História a mancha de traidor. Mas sejamos objetivos: trair o quê e a que pais?

A capitania de Pernambuco era comandada por Matias de Albuquerque com mão de ferro e tirania. Não considerando, não respeitando os anseios legítimos do povo nativo. Calabar, por sua vez, era homem educado, conhecedor dos seus direitos como cidadão, pois havia recebido instrução dos cultos jesuítas em Olinda. Senão, vejamos o que diz Frei Antônio Rosa: “De Olinda à Holanda, não há aí mais que a mudança de um i em a; esta vila de Olinda se há de mudar em Holanda, e há de ser abrasada pelos holandeses antes de muitos dias, pois falta a justiça da terra; há de acudir a do Céu”.

Amigos, com esse depoimento, de um padre pregador na época, poderia o Domingos Fernandes Calabar, inteligente e idealista como era, compactuar com esses donatários da Colônia? Não, de maneira alguma. Então, o bravo guerreiro, entre Portugal e Holanda, escolheu aqueles que incentivaram o progresso, procurando o desenvolvimento da nossa querida Porto Calvo.

(Referência bibliográfica: “O Brasil holandês”, de Evaldo Cabral de Melo, pág. 46)

Artigos relacionados
DestaquesProgramas

ASSISTA UMA AVENTURA À FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO

DestaquesNotícias

TAP continua sendo a companhia aérea internacional mais importante no Brasil

A TAP atingiu em Dezembro uma quota de 12,5% do transporte aéreo internacional de passageiros de/para o Brasil, em alta…
DestaquesNotícias

Eventos de qualquer natureza estão proibidos pelos Governo de Pernambuco

O agravamento do cenário da pandemia do covid-19 levou o Governo de Pernambuco a determinar a suspensão de eventos de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :