ALAGOAS

Azul Conecta inicia nova era do turismo regional no Brasil

Viajar de avião para pequenos municípios do interior do Brasil começam a ser um projeto que está sendo concretizado pela companhia Azul, que lançou o Projeto Azul Conecta dá início a uma nova fase do turismo regional brasileiro. A empresa comandada pelo norteamericano e brasileiro, David Neeleman, adquiriu 14 aviões Cesna Gran Caravan com capacidade para nove passageiros, além de três cargueiros da mesma marca.

A Azul comprou a pequena empresa TwoFlex em maio pelo valor de R$ 123 milhões com o objetivo de atender a 36 destinos brasileiros. Ainda com a estampa da TwoFlex, os monomotores da Azul Conecta já voaram 3256 horas entre maio e junho, o que corresponde a 55 horas de voo por dia da frota que está em operação.

A meta é atingir cerca de 200 destinos brasileiros para atender uma demanda cada vez mais crescente no Brasil, principalmente depois da pandemia, onde pequenos grupos de turistas, geralmente famílias e empresários optam em escolher para viajar.  Antes a Azul  atendia cerca de 110 cidades nacionais e detinha a liderança em alcance no País.

Interior de São Paulo

O principal mercado aéreo que a Azul Conecta pretende atende é o interior de São Paulo. Vale ressaltar que Jundiaí é vizinha a Campinas (SP), onde está o aeroporto de Viracopos, o hub central da Azul.

A chegada da Azul Coneta representa ganho de slots em Congonhas, pelos quais a Azul Linhas Aéreas tanto batalhou no ano passado. Isso porque a TwoFlex contava com 14 slots no aeroporto central paulistano. Acima de tudo, a intenção da Azul Conecta é auxiliar a malha já numerosa da Azul Linhas Aéreas.


“Nossa frota com aeronaves pequenas, médias, grandes e ‘super grandes’. Assim será a retomada do País, utilizando as pequenas para as cidades pequenas, as médias para as médias, e assim por diante”, afirmou o bem humorado presidente da Azul neste lançamento oficial, John Rodgerson, procurando injetar ânimo aos presentes. “Sei que todos estão tristes com tudo o que está acontecendo no mundo, mas isso vai acabar e precisamos olhar para o futuro e em como o Brasil vai crescer. Com essas aeronaves vamos transformar o País mais uma vez, chegar a mais 200 destinos”, completou.

Ronei Glanzmann, secretário Nacional de Aviação Civil (Anac),  este presente no lançamento, endossou a importância da aviação regional ao País ao dizer que essa é a maior prioridade de sua secretaria.

Segundo Ronei Glanzmann, o principal ponto da Anac agenda é regional. “O Brasil tem mais de cinco mil municípios e tem grandes dificuldades em conexão aérea. No Sudeste, com os melhores terminais brasileiros, isso não é tão sentido, mas há cidades da Amazônia, no Centro-Oeste e no Nordeste que não tem infraestrutura para aeronaves de médio e grande portes, e sabemos que chegar com esses modelos que a Azul Conecta opera é fundamental para o desenvolvimento do País”, afirma. “Antes da pandemia, cerca de 180 municípios eram alcançados via aérea. Azul Conecta é muito bem-vinda para ampliarmos essa quantidade,” completou

“A Azul Conecta nasce da vocação regional da Azul e da TwoFlex que, separadamente, já estavam levando o serviço aéreo para novas e diversas partes do Brasil. Agora, estamos unindo a força das empresas para, especialmente neste momento de flexibilização e retomada, direcionar o transporte aéreo e cargueiro a lugares que não estão sendo servidos hoje em função da pandemia ou a cidades potenciais que não contam com a operação aérea. Queremos atingir a marca histórica de 200 cidades servidas no país nos próximos anos”, ressalta o vice-presidente Técnico-Operacional da Azul, Flávio Costa.

O ex-presidente da CVC Corp, Luiz Eduardo Falco, era um dos três sócios da TwoFlex, ao lado de Rui Thomaz de Aquino também ex-Tam e dono da antiga Flex, e Anderson Davo, da antiga Two. Falco esteve na cerimônia de abertura em Jundiaí (SP) e ganhou os cumprimentos do presidente, do VP e o secretário de aviação civil.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Sedetur e Procon abordam 22 veículos e 7 são flagrados irregulares em Maragogi

Cerca de 22 veículos, com capacidade total de aproximadamente 550 passageiros, foram abordados em ação de fiscalização de transportes turísticos…
ALAGOASNotícias

Secretário Rafael Brito reúne trade turístico para alinhamento de ações promocionais

Em 2020 o turismo em Alagoas alcançou a liderança do mercado nacional e esteve em evidência durante todo o ano…
ALAGOASDestaquesNotícias

Fluxo de passageiros: Alagoas alcança melhor mês do período pós-pandemia

O ano começou bem para o turismo alagoano. Prova disso é que o mês de janeiro registrou o maior fluxo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :