ALAGOAS

Municípios do Sertão avançam para fase amarela e Maceió segue na bandeira azul

Texto de Agência Alagoas

As cidades localizadas na 9ª e 10ª Região Sanitária (Médio e Alto Sertão alagoano) vão avançar, a partir desta terça-feira (25), da fase laranja para a fase amarela do Distanciamento Social Controlado. A medida foi a principal mudança anunciada pelo governador Renan Filho durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (24). Agora, todo o interior de Alagoas fica na bandeira amarela e Maceió segue na fase azul.

“Obviamente há uma clara involução do número de óbitos, principalmente na capital, o que nos permite dar novos passos”, ressaltou o governador. “Mas vamos continuar pedindo a colaboração do cidadão. O nosso sentimento é que a gente precisa manter as medidas de distanciamento social, continuar lavando as mãos e usar máscara ao sair de casa”, reforçou Renan Filho.

Ao lado do vice-governador Luciano Barbosa, do chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, o governador destacou o fato de a capital ter registrado apenas um óbito ao longo da última semana epidemiológica e de a taxa de ocupação geral de leitos estar abaixo de 40%.

“Esse gráfico apresenta a evolução da Covid-19 com redução significativa de mortes e do uso da capacidade hospitalar instalada, mas o estado segue com prudência para evitar que surjam novos surtos”, esclareceu o governador, ao reiterar outro papel fundamental da população: “O cidadão pode ajudar o Estado a fiscalizar. Pode denunciar e pode cobrar do seu interlocutor o uso de máscara”.

“O cidadão é o protagonista desse desafio”, complementou o secretário Alexandre Ayres. “A gente vai seguir vigilante e firme até que surja uma vacina ou um remédio”, assegurou.

A lembrar que, na fase amarela, as regras estabelecem o funcionamento de bares, restaurantes, shoppings centers, galerias, centros comerciais e congêneres com 50% da capacidade; transportes intermunicipais e turísticos também com 50% da capacidade; templos e igrejas com ampliação para 60% do público; e lojas e estabelecimentos de rua acima de 400 m².

No caso de Maceió, a fase azul permite que bares, restaurantes, templos, igrejas e instituições religiosas em geral aumentem seu público para 75% do aforo total. Já as academias, clubes e centros de ginástica continuam operando com 50% da capacidade na capital alagoana. O transporte intermunicipal permanece com os atuais 50% de funcionamento da frota.

E atenção: todos os setores autorizados a funcionar devem obedecer às medidas previstas no Protocolo Sanitário do Estado.

Escolas e eventos culturais

Durante a coletiva, o governador também falou sobre o retorno das aulas presenciais no sistema educacional. “Nós vamos aproveitar esse período até o final do mês de agosto para avançar nos estudos da educação. Primeiro, fazer uma compilação nacional das melhores experiências e das melhores práticas. Segundo, discutir com a comunidade educacional – o Estado vai ouvir professores, alunos e famílias para identificar o sentimento médio em relação ao retorno e, quem sabe, fazer uma gradativa abertura dos segmentos da educação”, considerou.

Teatros, cinemas e museus também seguem fechados, mas o Governo do Estado vai iniciar um amplo diálogo com todos os segmentos culturais para estudar uma volta gradual dos eventos. “A Secretaria de Saúde entende que o segmento deve ainda aguardar um pouco mais para que a gente observe o comportamento da pandemia nos próximos dias. Fazer evento privado neste momento não é recomendável – não só em Alagoas, mas no Brasil inteiro os eventos privados estão suspensos”, apontou Renan Filho.

Artigos relacionados
ALAGOASNotícias

Secretário Rafael Brito reúne trade turístico para alinhamento de ações promocionais

Em 2020 o turismo em Alagoas alcançou a liderança do mercado nacional e esteve em evidência durante todo o ano…
ALAGOASDestaquesNotícias

Fluxo de passageiros: Alagoas alcança melhor mês do período pós-pandemia

O ano começou bem para o turismo alagoano. Prova disso é que o mês de janeiro registrou o maior fluxo…
ALAGOASNotícias

Alagoas Maior entrega placas de energia solar e certificados ao Apiário Zumbi

Visando impulsionar o empreendimento e fixar seu produto no mercado, o Alagoas Maior entregou ao Apiário Zumbi, em União dos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :