Cotidiano

Suspensão do Censo

O Censo Demográfico 2020 poderá ser adiado para 2022 devido a dois fatores: remanejamento de orçamento e também devido a pandemia do covid-19. Essa possibilidade preocupa dos gestores municipais, já que essa pesquisa nacional, influi diretamente nas finanças municipais, já que serve de base de cálculo para os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) emitiu uma nota oficial, informando as consequências se esta decisão tomada. O número de habitantes define os valores das transferências de inúmeros programas federais. Além disso, a entidade aponta que o Censo é a mais importante radiografia do Brasil, e os indicadores demográficos e socioeconômicos produzidos orientam investimentos e subsidiam políticas implementadas pelas três esferas de governo. A não realização do Censo 2020 também incorre no descumprimento da Lei 8.184/1991, que determina a realização decenal do Censo Demográfico. Importante alertar que as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estão defasadas, tendo em vista que a contagem populacional que deveria ter sido realizada em 2015 não ocorreu, havendo um vácuo de dez anos no que se refere a esses dados. Com isso, o IBGE tem trabalhado nos últimos anos apenas com estimativas, que, em muitos casos, não condizem com a realidade dos Municípios no que se refere ao número de habitantes, ocasionando perdas significativas de receitas e dificuldades para prestar serviços essenciais à população. Diante da ameaça real de não promoção do Censo 2020, o movimento municipalista vem atuando para garantir que o levantamento seja realizado.

CNM

A CNM e gestores locais se reúnem com técnicos e diretoria do IBGE, deputados e senadores e com o Tribunal de Contas da União (TCU), para sensibilizá-los sobre os impactos dos dados na administração municipal. Além disso, a Confederação promoveu e participou de várias mobilizações em que destacou o tema. Em 2018, o movimento conseguiu garantir no Congresso Nacional o congelamento do coeficiente populacional de 135 Municípios que perderiam com a estimativa.

CNM 2

A entidade também protocolou ofício na Presidência da República e, em todas as situações, apresentou, por meio de estudos, os impactos negativos para os Municípios referentes às divergências na estimativa populacional. A entidade ainda reforçou essas dificuldades enfrentadas pelos gestores e conferências e outros eventos realizados pelo próprio IBGE.

Arapiraca/visita

A nova gestão que assumiu a prefeitura de Arapiraca iniciou uma maratona de visitas a obras que estão em andamento no município, com o objetivo de ter uma posição exata de como estão os trabalhos. E uma dessas visitas foi realizada na última segunda-feira (24) foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro da Baixa Grande.

Arapiraca/UPA

As obras de construção da UPA/Arapiraca está com 70% concluídas e atualmente se encontra em fase de acabamento dos trabalhos, como execução de revestimentos internos e externos, madeiramento da cobertura, telhamento, pintura, e instalação de esquadrias e da grama. O que dá uma perspectiva de que possa ser entregue para funcionamento ainda este ano.

Arapiraca/UPA

A prefeita Fabiana Pessoa e o secretário de Infraestrutura, Várany Kelthone, estiveram presentes na visita às instalações da UPA. Para o responsável pela pasta de obras, a construção da nova unidade vai ser fundamental para melhoria da qualidade do atendimento da população na área da Saúde Pública, somando com o Hospital Regional de Arapiraca que já presta um grande serviço a toda região.  
 

Japaratinga

A ex-prefeita de Japaratinga, Justina Pacheco está otimista quando a aceitação do nome de sua filha Dani Pacheco, que pretende disputar uma vaga na Câmara de Vereadores este ano. Dani Pacheco também obteve o apoio do ex-secretário de educação Tonho Brasil, lideranças política reconhecida em Japaratinga. Na articulação política, na retaguarda este seu marido o advogado Rommel Prado.

Equatorial/energia

Os moradores do bairro João Paulo II pedem providencias a Equatorial Alagoas, para melhoria da qualidade da energia fornecida. Segundo os moradores desde semana passada todo bairro sofre com quedas constantes da corrente elétrica, causando danos aos eletrodomésticos. Os moradores informaram que já avisaram a empresa pela atendente digital Clara, mas até agora nada realizada para solução do problema.

AL 2020

O secretário estadual de infraestrutura urbanística, Mozart Amaral, informou a nossa coluna que hoje o DER estará realizando, através das empresas prestadoras de serviços, o reinício da operação tapa buracos, no trecho entre Olho d’água das Flores e Olho d’água do Casado, na AL 220. O objetivo é deixar a pista de rolamento em condições de trânsito para o feriadão, que começa nesta quinta-feira e vai até a próxima segunda.

Penedo

A secretária municipal de cultura de Penedo Aline Costa, informou à nossa coluna, que os locais de visitação turística estão liberados, com acesso controlado e seguindo protocolos de seguranças a saúde. Penedo possui museus, igrejas, conventos e galeria de artes, além do Theatro Sete de Setembro. Os bares e restaurantes também estão já prontos para receber os turistas.   

Artigos relacionados
CotidianoNotícias

Prefeitura da Barra de Santo Antônio garante medicação à população

A administração da prefeita Lívia Carla e do vice Cleber Malta, esta mudando a realidade da Barra de Santo Antônio…
CotidianoNotícias

Prefeitura do Pilar recebeu R$ 200 milhões de royalties, informa vereadora Thaís Canuto

Um processo judicial entre os municípios de Marechal Deodoro e Pilar, pela posse da Estação Coletora de Embarque e Desembarque…
AgresteCotidianoNotícias

Covid-19: Hospital Regional de Arapiraca vacina todos os funcionários

Uma boa nova vem do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, referência em atendimentos na cidade de Arapiraca e…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :