Notícias

Credibilidade aérea: Oferta de voos aumento e cancelamentos também

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) que foram colhidos na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a oferta de voos domésticos possui uma tendência de aumento médio diário de 980 voos, no final de setembro. O número representa pouco mais de 40% da quantidade prevista antes do início da pandemia do novo coronavírus, em 2 de março, quando estavam programados uma média de 2,4 mil voos no país por dia.

Entretanto a credibilidade das companhias aéreas, quando a pontualidade dos voos está em questionamento, já que o número de cancelamentos de voos, tem sido muito alto, nos aeroportos, juntamente com as denuncias de que as companhias aéreas estão vendendo voos e suspendendo-os até no dia do embarque dos passageiros.

Em Maceió cinco voos da companhia GOL, na última terça-feira (2) foram canceladas e a maioria dos passageiros só foram avisados na hora do embarque. As denuncias são que as empresas estariam fazendo “caixa”, com as vendas, já que os passageiros só têm direito ao ressarcimento depois que for declarada o fim da pandemia, e assim mesmo em 12 suaves prestações. Dessa forma o dinheiro fica nos caixa das companhias aérea como capital de giro.

A notícia chegou ontem ao conhecimento do Ministério do Turismo e da Embratur, através de nosso Blog. As autoridades agora vão analisar as denuncias para saber se as empresas estariam abusando da MP que garante a devolução parcelada no final da pandemia.

Dados divulgados pela Anac e analisados pela Abear

Mesmo assim a demanda e oferta continua muito abaixo dos níveis de antes da pandemia: o último levantamento realizado pela Abear mostra que a demanda por voos domésticos, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), permanece no seu menor nível em duas décadas: em julho, teve redução de 78,9% na comparação anual. A oferta, calculada em assentos quilômetros ofertados (ASK), por sua vez, teve retração de 76,3%.

A operação da aviação regular atende atualmente 95 aeroportos em todo o país, sendo que no início de março deste ano esse total era de 152 aeroportos.

Artigos relacionados
ExperiênciasNotícias

Expedia Group e Booking Holdings reduziram o marketing em US $ 6 bilhões em 2020 (mas o Airbnb agora faz uma entrada)

Por Kevin May | 2 de março de 2021 A força de marketing combinada do Expedia Group e Booking Holdings caiu para seu nível mais baixo em…
DestaquesNotícias

Futuro: veja a tendência da nova configuração para poltronas nos aviões

Uma startup sediada em San Francisco está competindo para revolucionar as cabines econômicas premium e widebody. Zephyr, a visão do…
DestaquesNotícias

AMADEUS tem prejuízo de US$ 1,6 bi

O impacto da pandemia de covid-19 no sector das viagens e turismo é evidenciado pelo Amadeus, uma das companhias mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :