Cotidiano

O Novos “Velhos

O cenário político em diversos municípios alagoanos começa a se definir, mas falta muito ainda para o dia da eleição, que teve o prazo prorrogado para 15 de novembro e as convenções partidária para 16 deste mês. As convenções vão definir quem serão realmente os protagonistas do processo eleitoral e até lá, muitas surpresas podem surgir. Municípios de relevância política, como Arapiraca, Rio Largo, Marechal Deodoro, Penedo, União dos Palmares, Coruripe, Maragogi, Porto Calvo, Matriz do Camaragibe, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Piranhas e Delmiro Gouveia a disputa é acirrada e os caciques dos partidos estão preocupadíssimos com os resultados. Estes municípios são base para definição para 2022, quando ocorre as eleições para o Governo do Estado. Conquistar as prefeituras dessas cidades é garantir 50% da vitória, se o município for administrado com competência, é claro. As maiores crises políticas estão em Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, onde o MDB tem problemas a resolver com aliados e dentro do próprio partido. O PSDB, que segundo os observadores político estaria em processo de extinção em Alagoas, também passar por uma grande crise interna. Dentro deste contexto político, surge a estratégia dos caciques, de lançar nomes novos, mas filhos de velhas raposas. A estratégia é convencer o eleitorado que são novidades. O objetivo é iludir principalmente o eleitorado jovem, que busca se identificar com algo novo. Os rostinhos podem até ser “novo” (jovem), mas a prática política é velha, talvez ate pior que os seus mentores.

Porto Calvo

Em Porto Calvo, uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibrape e registrada no T RE sob o número 05268/2020, realizada no período de 6 a 7 de setembro, aponta a vantagem do atual prefeito David Pedrosa com 7% e em segundo colocado está ex-prefeito Kaika, na sondagem estimulada. Na espontânea a vantagem continua com 5,31%.

Porto Calvo 2

Na pesquisa estimulada, em um cenário onde o ex-prefeito Kaika não participaria do pleito devido a sua condenação na Justiça Federal, e seu nome substituído pelo do filho Katullo; a vantagem de David Pedrosa aumenta para 17%. Dessa forma a pesquisa aponta uma tendência de vitória do atual gestor.

Porto Calvo 3

Vale lembrar que também estão na disputa o empresário Antônio Carlos e Jeferson Rodrigues, que obtiveram na pesquisa estimulada 6% e 1%, respectivamente. Na pesquisa espontânea Antônio Carlos obteve 4,2% e Jeferson Rodrigues 0,4% e 33,3% de indecisos. Para os observadores políticos.

Programa do Leite

Os produtores de leite estão preocupados porque ainda não receberam o pagamento do Programa do Leite. Todos esperavam o pagamento para semana passada, mas não ocorreu. Mesmo assim algumas cooperativas iniciaram a distribuição do leite para algumas associações, mesmo sem receber.  Em Alagoas o Programa atende a 82 mil famílias carentes e movimento a economia em vários municípios do semiárido.

Pão de Açúcar

Em Pão de Açúcar, outra pesquisa espontânea realizada no dia 2 de setembro e registrada sob o número 08413/2020, aponta a vantagem do ex-prefeito Jorge Dantas com 55%. Em segundo lugar esta Cristiano Matheus com 27% . Não optaram, ou não disseram 14%. Brancos 4%. Foram ouvidas 651 pessoas e a margem de erro e de 5%.

Pão de Açúcar 2

O interessante na pesquisa de Pão de Açúcar é a o alto índice de rejeição de Cristiano Matheus com 45%, contra 22% de Jorge Dantas. Este fato chama atenção porque Matheus nunca ocupou nenhum cargo público em Pão de Açúcar, mas foi prefeito em Marechal Deodoro.

Tapera

O ex-prefeito de São José da Tapera e cacique político do município, Jarbas Ricardo, reuniu vários cabos eleitorais esta semana para anunciar que vai “renovar” o comando da prefeitura. Jarbas deverá anunciar o nome de sua irmã Jaira Ricardo, como candidata prefeita e ele como vice. O atual prefeito José Antônio, vai apoiar a decisão de Jarbas e a eleição está praticamente decidida, porque não há adversários.

Penedo

 Em Penedo a disputa tem uma situação a ser resolvida entre os aliados do prefeito Marcius Beltrão. Dois nomes da base de apoio político do atual prefeito pretendem disputar a prefeitura e isso divido o eleitorado. Ronaldo Lopes, atual vice-prefeito e o procurador do município Tico Guerra estão buscando apoio eleitoral dentro do mesmo “balaio”. A ideia é fazer uma pesquisa e mostra que está melhor junto ao eleitorado.

Penedo 2

Entretanto, o prefeito Marcius Beltrão, já disse que seu compromisso político é apoio Ronaldo Lopes para prefeito. Integrantes da base de apoio da atual administração pedem uma pesquisa para definir o nome do candidato da situação. Cenário complicado em Penedo.

Artigos relacionados
CotidianoNotícias

Prefeitura do Pilar recebeu R$ 200 milhões de royalties, informa vereadora Thaís Canuto

Um processo judicial entre os municípios de Marechal Deodoro e Pilar, pela posse da Estação Coletora de Embarque e Desembarque…
AgresteCotidianoNotícias

Covid-19: Hospital Regional de Arapiraca vacina todos os funcionários

Uma boa nova vem do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, referência em atendimentos na cidade de Arapiraca e…
CotidianoDestaques

Mães da Barra de Santo Antônio são beneficiadas Programa Cria

A Barra de Santo Antônio está vivendo momentos grande transformação rumo ao desenvolvimento e na busca de melhoria de vida…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :