ALAGOAS

lha do Ferro é retratada em documentário na Semana Criativa de Tiradente

Texto de Letícia Cardoso

Quem passeia pelas ruas da Ilha do Ferro, povoado de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, respira uma cultura rica e visualiza o berço de artesãos e mestres artesãos que têm seus trabalhos reconhecidos internacionalmente. Este lugar marcante para a arte será apresentado em três episódios na Semana Criativa de Tiradentes, que acontece de 15 a 18 de outubro. 

Os curtas “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite”, em formato de documentário, serão exibidos durante a programação do evento na sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18), e retratam o local pela perspectiva andarilha de um viajante que aprecia, experimenta e se deslumbra com a energia do lugar, que, geração após geração, se revigora, transmite conhecimento e se concretiza como um dos cenários marcados pela arte popular no Brasil e no mundo. 

Produzido a partir do convite feito para o Alagoas Feita à Mão, conduzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o conceito foi pensado pela equipe do programa junto ao designer Rodrigo Ambrósio, para retratar a essência e o aspecto do local. A história contada através das peças produzidas na Ilha, banhada pelo Rio São Francisco, atraem pessoas e olhares admirados para este lugar que reverbera a arte popular. É lá o berço do bordado Boa Noite, genuinamente alagoano, e das peças que têm a madeira como base dos Mestres Aberaldo, Petrônio e Valmir. 

“A ideia do filme é retratar a vida cotidiana do pequeno povoado Ilha do Ferro, o imaginário local e suas interações que se desenvolvem como um único organismo vivo”, explica o designer.

A Semana Criativa de Tiradentes acontece há quatro anos e, nesta edição, acontecerá de forma 100% digital. Clicando no link é possível acessar o site do evento, comprar o passaporte de acesso e verificar a programação. O encontro reúne anualmente criativos e trend hunters para repensar, trocar conhecimento, discutir, produzir e estimular o empreendedorismo através do design, do artesanato de tradição, da arquitetura e de manifestações como o Movimento Maker.  

“O Nordeste tem uma relação muito especial e peculiar com o artesanato e eu tenho uma grande admiração pelo de Alagoas. Ligado a isso, o povoado da Ilha do Ferro é banhado pelo Rio São Francisco, que influencia toda a criação. Por isso fizemos essa escolha, trazendo a história de Alagoas para ser contada em Minas Gerais”, explica Simone Quintas, diretora do evento. 

O documentário é um projeto do programa Alagoas Feita à Mão, sob coordenação de Daniela Vasconcelos, e conta com direção e produção de Rodrigo Ambrosio, Tavinho Camerino e Thiago Laion, e assistência de Marcello Victor.  O espaço na Semana Criativa Tiradentes abre as portas para o contato do público nacional com os artesãos da Ilha do Ferro e de toda Alagoas, funcionando como uma vitrine para divulgação da plataforma Galeria Alagoas Feita À Mão.

“A Galeria é o principal canal que ligará o público da Semana Criativa aos artesãos alagoanos. O contato do cliente é direto com o artista e isso facilita o processo de aquisição de todas as peças. A escolha da Ilha do Ferro para ser retratada no documentário que produzimos foi feita pelo povoado representar uma pluralidade estética, que se utiliza de tipologias e técnicas artesanais características do nosso estado. Essa oportunidade é uma forma de atrair novos olhares para o que é produzido em Alagoas”, expõe Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato da Sedetur.  

Artigos relacionados
ALAGOASCotidiano

Fase Amarela: entenda regras específicas para cada setor em Alagoas

Com o retorno de todo o estado para a Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, o Governo de…
ALAGOAS

Política competitiva de atração de negócios garante a Alagoas reforço na cadeia da química e do plástico

 Em meio ao enfrentamento da crise econômica vivida por todo o país em virtude da pandemia da Covid-19, Alagoas tem…
ALAGOAS

Em Marechal, restaurante Mucuri une gastronomia e arte

Casa localizada na orla lagunar traz uma nova proposta para a cidade histórica  Não há dúvidas que o Mucuri é…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :