ALAGOAS

Alagoas Maior: 13 grupos comercializarão seus produtos na Expoagro 2020

Frutas, beiju de tapioca e mel serão algumas especialidades encontradas no evento a partir deste sábado (24)

O mel, cachaça, licor, tapioca, doces, bolos e pães são alguns produtos que poderão ser encontrados este ano na tradicional Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro). Essas especiarias fazem parte do catálogo de produtos dos 13 grupos produtivos atendidos pelo programa Alagoas Maior e estarão presentes na feira que acontece a partir deste sábado (24), no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), localizado no bairro no Prado. 

Os empreendedores apresentarão e comercializarão seus produtos no primeiro fim de semana (24 e 25) e no segundo (30, 31 e 01), das 16h às 22h, de acordo com o horário de funcionamento do parque. Essa é uma forma dos negócios serem divulgados e imergir em novos mercados, uma estratégia do Alagoas Maior, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas. 

“Esse ano nós estamos levando novos empreendimentos com relação ao ano anterior, quando levamos apenas três grupos produtivos. Queremos que eles tenham contato uns com os outros e conheçam ambientes de negócios para que seus produtos possam chegar a lugares de maior visibilidade, gerando mais vendas, e consequentemente, renda”, pontua Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Sedetur e coordenadora do Alagoas Maior. 

Saindo do Sertão alagoano, em Água Branca, a Associação Municipal de Jovens Rurais, conhecido como Terra Jovem, participa da Expoagro pela primeira vez levando o mel produzido por eles há 12 anos. O grupo produz cerca de 1,3 toneladas por ano e a comercialização é feita em feiras livres e por meio de atravessadores, realidade que pode mudar a partir do Alagoas Maior.

“Nossa expectativa é poder apresentar nosso produto para pessoas que estejam fora da nossa região. É uma experiência muito importante para abrir portas e melhorar nossa comercialização”, pontua Vande Pereira, membro da associação.

Além do Terra Jovem, estarão presentes também os empreendimentos: Apiário Zumbi,  Associação dos Apicultores de União dos Palmares, Associação Dom Helder Câmara, Associação de Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata de Alagoas, Associação do Algodão, Cooperativa dos Produtores Rurais, Associação Comunitária do Sítio Lagoa da Coroa, Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas, Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios, Associação dos Produtores Rurais de Limoeiro de Anadia e Associação dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos Agrícolas da Agricultura Familiar.

O Alagoas Maior

O programa Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado, e abrange cinco atividades produtivas em 46 municípios. As ações são desenvolvidas em 30 grupos coletivos (entre associações e cooperativas), impactando diretamente 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Sedetur e Procon abordam 22 veículos e 7 são flagrados irregulares em Maragogi

Cerca de 22 veículos, com capacidade total de aproximadamente 550 passageiros, foram abordados em ação de fiscalização de transportes turísticos…
ALAGOASNotícias

Secretário Rafael Brito reúne trade turístico para alinhamento de ações promocionais

Em 2020 o turismo em Alagoas alcançou a liderança do mercado nacional e esteve em evidência durante todo o ano…
ALAGOASDestaquesNotícias

Fluxo de passageiros: Alagoas alcança melhor mês do período pós-pandemia

O ano começou bem para o turismo alagoano. Prova disso é que o mês de janeiro registrou o maior fluxo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :