ALAGOASCotidianoSertão

Alagoas Maior: Coopeapis bate marca de venda de 5 toneladas de mel para doação

A Cooperativa dos Produtos de Mel, Insumos e Derivados Apícolas (Coopeapis), integrante do programa Alagoas Maior do Governo do Estado, bateu a marca de venda de cinco toneladas de mel que beneficiarão cerca de 1500 famílias do município de Piranhas, no Sertão de Alagoas. A ação, que faz parte do projeto de compra para doação simultânea da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), resultou em mais de R$ 79mil de comercialização para o grupo, garantindo capital de giro e possibilidade de compra de novos produtos.

Localizada no distrito de Piau de Piranhas, a Coopeapis possui 110 cooperados. O grupo é atendido pela Superintendência de Desenvolvimento Setorial e Regional (Suder), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que, em parceria com o Sebrae, coordena o programa Alagoas Maior visando a otimização de produtos e abertura de novos mercados para o negócio.

Em 2019, a produção do cooperativa chegou a 96 quilos de mel por colmeia – na época contavam com um total de 60 colmeias. O resultado expressivo também significa um esforço maior para vender a quantidade produzida pelo grupo e, por isso, a venda para o projeto através na Conab é tão importante nesse momento, como destaca a secretaria da Cooperativa, Paula Alves.

“Com essa venda nós conseguimos escoar o que tínhamos dos cooperados e ajudar mais as famílias, tanto as que produzem, quanto as que receberão a distribuição. Esse projeto de doações foi lançado em 2019 e esse ano conseguimos participar dele. Está sendo importantíssimo pra gente. Temos vendido bem na loja, mas nunca uma quantidade como essa. Agora vamos produzir mais”, explica a secretária da cooperativa.

Com o Alagoas Maior, os grupos atendidos passaram a receber consultorias de boas práticas e segurança alimentar, de forma a melhorar o produto desde a fabricação até a entrega para as vendas.

“Nós ficamos muito felizes com esses resultados, que são frutos de todo o esforço que eles fazem para aprimorar as técnicas e alavancar as vendas. Queremos, cada vez mais, ver esses negócios crescerem e alcançarem novos mercados”, pontua Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Sedetur.

O Alagoas Maior

O programa Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado e abrange cinco atividades produtivas, em 46 municípios. As ações são desenvolvidas em 30 grupos coletivos (entre associações e cooperativas), impactando diretamente 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas.

Artigos relacionados
CotidianoNotícias

Prefeitura do Pilar recebeu R$ 200 milhões de royalties, informa vereadora Thaís Canuto

Um processo judicial entre os municípios de Marechal Deodoro e Pilar, pela posse da Estação Coletora de Embarque e Desembarque…
AgresteCotidianoNotícias

Covid-19: Hospital Regional de Arapiraca vacina todos os funcionários

Uma boa nova vem do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, referência em atendimentos na cidade de Arapiraca e…
CotidianoDestaques

Mães da Barra de Santo Antônio são beneficiadas Programa Cria

A Barra de Santo Antônio está vivendo momentos grande transformação rumo ao desenvolvimento e na busca de melhoria de vida…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :