DestaquesNotícias

Pesquisa aponta retomada do turismo na Europa somente na primavera e verão

A retomada do turismo a nível internacional deverá acontecer durante a primavera e o verão de 2021, segundo o Barômetro do Turismo do IPDT – Instituto do Turismo, divulgado esta sexta-feira. O nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu em julho 47,3 pontos, “um decréscimo abrupto face ao último registo de fevereiro de 2020” quando atingiu 79,5 pontos, segundo informação do Barômetro do Turismo.

Os destinos de natureza (34%) e de praia (31,4%) vão liderar as escolhas dos destinos para as férias de verão em 2020 e a saúde e bem-estar também estarão no topo das escolhas.

Por seu lado, “o crescimento da procura por destinos de natureza e menos massificados devem ser as principais tendências de viagem até ao final do verão de 2020, em que a segurança sanitária terá um peso considerável na decisão de viagem”, lê-se no documento.

O barómetro contou com 76 respostas obtidas num período de auscultação decorrido entre 8 e 15 de julho.

Como esperado, o impacto dos efeitos da pandemia na economia na Europa, para o verão de 2021 vão ser fortemente penalizados devido ao impacto causado pela pandemia de Covid-19″, segundo ainda o documento do Barômetro do Turismo. De acordo ainda como o documento, “em termos internacionais, a retoma deverá acontecer durante a primavera e o verão de 2021” segundo cerca de 80% dos inquiridos. Os dados apontam, no entanto, para que a retoma das atividades do setor seja mais rápida a nível interno em todos países

Fluxo internacional

Quanto à procura externa, os dados indicam “uma diminuição considerável” em 2020, prevendo-se “uma retoma acentuada a partir de abril de 2021”. “Apesar da crise de confiança que afetou o setor das viagens, os portugueses devem continuar a viajar dentro do país, com a procura turística interna a manter-se muito próxima dos níveis registados em 2019”, conclui o documento.

Os inquiridos manifestaram otimismo quanto ao mercado espanhol, com um em cada cinco dos respondentes a acreditar ser possível alcançar, nos últimos seis meses de 2020, “resultados iguais ou superiores aos registados por este mercado no período homologo de 2019”.

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

Empresários do turismo elaboram proposta de plano de manejo do Vale dos Mestres, em Sergipe

Um dos atrativos turísticos da região dos Canions do São Francisco, o Vale dos Mestre foi interditado através de uma…
BLOG DO BALÃODestaquesNotícias

Grupo Vila Galé continua sempre perto de você com a excelência em hotelaria

O grupo hoteleiro português Vila Galé tem sido um exemplo de solidez e compromisso com seus clientes e manteve e…
ALAGOASNotícias

Presidente da AMA cobra esclarecimento técnico oficial sobre eficácia da vacinação com prazo estendido coronavirus

Presidente da AMA cobra esclarecimento técnico oficial sobre eficácia da vacinação com prazo estendido coronavirus Com a redução de imunizantes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :