DestaquesNotícias

Onda de demissões na CVC muda todo seu quadro de pessoal

Uma onda demissões ocorreu ontem na maior operadora de turismo da América Latina, a CVC Corp, fato que nos bastidores vinha sendo comentário diante da saída de praticamente de toda diretoria da “antiga CVC”, que tinha um perfil de pessoas extremamente ligadas a atividade lúdica do turismo e agora ganha um perfil de executivos ligados ao mercado financeiro da bolsa de valores e bancos.

A saída de um dos ícones da CVC, Cleiton Armelin foi o prenuncio que a empresa não seria a mesma que está sofrendo uma reengenharia administrativa e mudança total de seu perfil desde sua criação. A operadora cada vez mais ganha formato de uma instituição financeira em busca de resultados, inclusive com criação de cartão de crédito, um passo, quem sabe, ser também uma instituição bancaria.

A reestruturação ocorre dentro de um cronograma do processo de unificação de marcas, simplificação de processos, sinergia de departamentos e redução de equipes, iniciado em 2020, um esforço para recuperação das vendas, devido a segunda onda de casos de covid-19. 

Segundo o CEO da CVC Corp Leonel Andrade as vendas, que chegaram a 50% do pré-pandemia em dezembro de 2020, caíram para 40% do volume anterior em janeiro de 2021, devido ao aumento de infecções e mortes pela covid-19. A expectativa é que as vendas se “normalizem” apenas em dezembro deste ano.

Entre os demitidos estão Hugo Lagares, ex-gerente regional Lazer B2B, Esequiel Santos, um dos executivos mais conhecidos da Trend, e Cristiane Jayme, diretora de Atendimento B2B (Emerson Cardoso, que dividia essa área com ela, assumirá todo o departamento).

Também ocorreram demissões em diversas áreas da empresa, como Finanças, B2B, CVC Operadora, entre outras. No B2C, destaque para a saída de Rogério Mendes, depois de mais 20 anos de CVC, e da diretora de Marketing B2C, Lucia Bittar.

Uma nova diretora de RH,  foi anunciada Paula Domingues, que assume Recursos Humanos e Sustentabilidade.


Como fico o quadro funcional

NO B2B: Responsável pelas marcas Esferatur, RexturAdvance, Trend e Visual – todas com venda exclusivamente via agências de viagens parceiras –, a unidade de negócios B2B do grupo CVC Corp promove remanejamentos em sua liderança buscando, de acordo com comunicado da empresa, “a simplificação de estrutura”.

Emerson Cardoso, que já lidera as áreas de Vendas Assistidas do Aéreo, agora passa a liderar também as equipes do terrestre. Com essa alteração, a diretora Cristiane Jayme, há sete anos na Trend/CVC Corp, deixa a companhia. Os líderes Melchyor Cortez, Andreia Ribeiro e Fernando Prado passam a se reportar ao Cardoso.

Renata Esteves, responsável por Marketing B2B e Suporte Comercial, também assume as áreas de Help Desk, Monitoria, 24hse Treinamento B2B (com Cristiane Almeida).

No relacionamento com o mercado Lazer também têm ajustes: há agora uma única gerência regional atendendo a todos, sob o comando de Raphael Magalhães, que, além da atuação em Vendas, passa a atender os negócios Carros e Cruzeiros, e permanece se reportando para Flavio Marques.

Elza Pavan, que integra o time do diretor Leonardo Mignani, passa a coordenar também os relacionamentos com as agências para São Paulo Interior e outros mercados, agora tendo em sua equipe André Pedroso, Everson Aurélio, Jesse Guimarães e Henrique Diniz. Com essas alterações, também deixam a companhia os líderes Esequiel Santos (interior de SP), Hugo Lagares (Lazer) e Reginaldo Gama (Aéreo Trend/Visual).

NO B2C: Já na estrutura B2C,a área de vendas da marca CVC passa a contar com uma nova estruturação, reordenando o atendimento às mais de 1.200 franquias pelo Brasil. Foi criada uma nova diretoria de Vendas, comandada por Claudia Pinheiro (ex-Banco Carrefour), contratada para desenvolver essa área, responsável por atender franqueados da marca que possuem relacionamento direto com a matriz (SP, PE, RJ e MG), e contará com o apoio dos gerentes executivos regionais Anselmo Breves, Rafael Ulbanejo, Joao Stropaissi e Vivian Roque.

As regiões de atuação dos masters franqueados passam a ser redistribuídas entre os diretores de vendas Azzis Rachid (Sul, São Paulo Interior e São Paulo) e José Daniel Cattani (Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

O diretor de Vendas Rogério Mendes deixa a companhia hoje após quase 20 anos de dedicação. A liderança do time de Marketing também foi reestruturada: a diretora de marketing B2C Lucia Bittar deixa hoje a companhia e a área passa a ser comandada por Nathália Torres, egressa da startup Amparo.

AGÊNCIAS MULTIMARCAS


O atendimento às agências multimarcas na CVC Operadora também tem alterações: Thiago Benfica, responsável pelo Comercial em MG, também passa a responder pela região de Brasília, e Paulo Oliveira, que já cuidava do atendimento nos mercados de São Paulo, agora também assume Campinas, Ribeirão, São Jose dos Campos, (com a saída de Maurício Xavier, em dezembro), Rio Grande do Sul (com a saída da Fernanda Morsch).

Roberto Vertemati,  foi oficializado à frente dessas duas importantes diretorias.

A CVC Corp, emitiu uma nota de agradecimentos aos que saíram da empresa  desejando bons trabalhos em suas novas jornadas profissionais, mas que segundo uma fonte com certeza vão estar no mercado em outras empresas competindo com a CVC.

Artigos relacionados
DestaquesNotícias

Europa vai exigir atestado de vacinação para quem viajar ao Continente

O primeiro-ministro, António Costa, explicou, no final da reunião de líderes europeus desta sexta-feira, que a Comissão Europeia está a…
Destaques

Portugal se prepa para eventos presenciais do turismo

Portugal se prepara dar inicio aos eventos de turismo presenciais como a Bolsa de Turismo de LIsboa (BTL), pelo menos…
DestaquesNotícias

Cresce busca por alugar carros e contratar serviços com pequenos grupos

A pandemia de covid-19 trouxe uma nova realidade para quem viaja, buscando se proteger de locais com aglomeração e fechados…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :