Experiências

Vila Galé Collection Braga é uma viagem pela história de Portugal

A cidade de Braga em Portugal foi classificada como o melhor destino turístico para 2021 e para quem já está planejando visitar este lugar maravilhoso, quando as fronteiras abrirem com o Brasil, o hotel mais recomendando é o Vila Galé Collection Braga, que nasceu da reabilitação do antigo hospital de São Marcos, imóvel de interesse público datado de 1508, no centro da cidade. O VG Collection Braga é uma viagem na história um sonho para quem é apaixonado pelo conhecimento e desfrutar de experiência incríveis através da excelência em hotelaria.  

No Vila Galé Collection Braga procurou-se adaptar os diferentes espaços às necessidades de um hotel, respeitando a história e a arquitetura do lugar: manteve-se a estrutura e alguns tetos abobadados originais foram postos a descoberto, conta o diretor, Carlos Alves. A sua expetativa é que os hóspedes desfrutem deste quatro estrelas com 123 quartos e suítes, inaugurado em maio passado, «absorvendo pedaços da nossa história, de várias épocas, e saiam mais enriquecidos».

O Vila Galé Collection Braga tem como temas a fundação de Portugal e a história dos arcebispos – até porque foi um, D. Diogo de Sousa, quem fundou o bloco principal. O espaço serviu de hospital até 2011, altura em que foi devolvido à Santa Casa da Misericórdia de Braga e, entretanto, concessionado ao grupo Vila Galé. Em 2016, arrancou a remodelação dos três edifícios ocupados pelo hotel, com nomes de arcebispos: D. Diogo de Sousa, D. Frei Bartolomeu dos Mártires e D. Frei Caetano Brandão. Há uma opção de alojamento mais clássica, com decoração algo sumptuosa; e outra mais moderna e minimalista.

Cada suíte é diferente. A número 113, por exemplo, tem uma porta singular, ou não fosse essa a entrada do serviço de cardiologia; e crê-se que D. Diogo pernoitou no espaço da suíte número 106, que tem uma fonte em granito e está encostada à Capela de S. Bentinho, local de grande devoção. No mesmo enfiamento fica a sala de eventos D. Rodrigo de Moura Teles, com um oratório do século XVIII em madeira pintada. E a meio do hotel está a Igreja de São Marcos, cujo interior se pode espreitar dos varandins.

Claro que nem só de passado vive o hotel, que até tem uma “sala inovação”. Os hóspedes podem aceder a massagens e tratamentos de spa, ginásio e piscina interior aquecida, e lá fora há piscinas para adultos e crianças, além de um parque infantil. Onde era a capela do hospital está a adega Santa Vitória, foram criados um bar (Euforia) e dois restaurantes (Fundação, com serviço buffet, e Bracara Augusta, à carta), e o claustro com jardim serve de esplanada. Mas o que marca a diferença são pormenores como a estela funerária de homenagem a um escravo, do tempo dos romanos; ou as placas de 1919 em memória de pessoal médico e de enfermagem vítima de epidemias no exercício da profissão. A história entranhada nas paredes.


BRAGA

Sendo uma das mais antigas cidades do país, com mais de 2000 anos, Braga conjuga na perfeição o tradicional e o moderno, proporcionando uma viagem pela história e arquitetura de vários tempos. Nesta cidade do norte de Portugal, coração da região minhota, é possível apreciar vestígios da época romana (quando se chamava Bracara Augusta, homenageando o imperador Augusto). Mas também visitar a primeira Sé Catedral do país, mandada construir no século XII. Ou conhecer o estádio municipal de Braga, da autoria de Eduardo Souto Moura, arquiteto distinguido com o Prémio Pritzker em 2011.

Visita Braga é inevitável porque faz parte do turismo religioso e praticamente obrigatório subir ao Bom Jesus do Monte a pé, para quem tem fôlego. Outro local para se visita é o pitoresco funicular de 1882, o primeiro da Península Ibérica –, Braga é famosa pelas suas muitas igrejas e santuários, pela arte sacra, pela inspiração barroca e pelo centro histórico. Animada todo o ano, a cidade conserva um espírito jovial e vibrante, graças ao ambiente estudantil, ao pólo universitário e ao fervilhar tecnológico, ou não ficasse aqui o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia. Sem esquecer a riqueza cultural, um sem-número de eventos anuais e a gastronomia local, com destaque para as Frigideiras, o Bacalhau à Braga, as papas de Sarrabulho, o cabrito assado e o Pudim Abade de Priscos ou os irresistíveis Fidalguinhos.

Dedicada à história dos conventos e da fundação de Portugal, esta unidade integra o conceito Collection, que se distingue pelo serviço de qualidade. O Vila Galé Collection Braga nasce da reabilitação do antigo hospital de São Marcos, um imóvel de interesse público, datado de 1508 e edificado no local onde existia uma ermida dedicada a São Marcos, uma albergaria e um convento templário. Respeitando a vertente histórica e arquitetônica, este hotel mantém a estrutura existente e recupera alguns elementos como os tetos abobadados originais.

Detalhes do Hotel

Apartamentos

O hotel Vila Galé Collection Braga tem 123 quartos dos quais destacamos 20 quartos familiares. 10 quartos superiores e 15 suites. Um dos quartos está adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

Restaurantes

O Vila Galé Collection Braga possui três restaurantes incríveis:

RESTAURANTE ‘FUNDAÇÃO’

É o restaurante principal do hotel e oferece serviço de pequeno-almoço (das 07h00 às 10h30), de almoço (das 12h30 às 14h30) e jantar (das 19h30 às 22h30.

RESTAURANTE ‘BRACARA AUGUSTA’

É o segundo restaurante do hotel Vila Galé Collection Braga e disponibiliza um serviço à la carte aos almoços, das 12h30 às 14h30, e aos jantares, das 19h30 às 23h00.

BAR EUFORIA

Bar de excelência do hotel ideal para relaxar ao final da tarde ou para um digestivo após as refeições. Está aberto das 10h00 à 00h00.

Com a marca Satsanga, o spa do hotel Vila Galé Collection Braga promete bem-estar, calma e tratamentos anti-stress.

Está disponível todos os dias, das 9h00 às 21h00, e é gratuito para todos os hóspedes. O ginásio do hotel está aberto para os hóspedes das 07h00 às 22h00. 

As crianças com menos de 12 anos devem frequentar este espaço sempre acompanhadas por um adulto.

Aqui pode aproveitar:

  • Piscina interior aquecida
  • Duche Vichy
  • Ginásio
  • Salas para massagens e tratamentos estéticos

Para marcações recomendamos que contacte através do telefone +351 253 146 040 ou email braga.spa@vilagale.com.

VEJA GALERIA DE FOTOS:

Artigos relacionados
ExperiênciasNotícias

Expedia Group e Booking Holdings reduziram o marketing em US $ 6 bilhões em 2020 (mas o Airbnb agora faz uma entrada)

Por Kevin May | 2 de março de 2021 A força de marketing combinada do Expedia Group e Booking Holdings caiu para seu nível mais baixo em…
DestaquesExperiências

Castanho: um paraíso para Semana Santa

Em Alagoas existe um lugar de uma beleza única, cravado em uma reserva ecológica no Sertão de Alagoas, precisamente em…
DestaquesExperiências

A nova tendência da hotelaria nos apartamentos nos Estados Unidos

O Bellagio está remodelando seus 2.568 quartos com comodidades atualizadas. O Gettys Group de Chicago e o MGM Resorts International Design…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :