Cotidiano

Turismo gera emprego, só precisa de bons gestores. Litoral Sul, “o barco encalhado” do turismo alagoano. Penedo se consolida como referência do turismo cultural, lazer e gastrônomico.

Os municípios brasileiros sobrevivem basicamente dos repasses constitucionais, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em Alagoas o cenário se reflete, sendo as prefeituras o distribuidor de recursos para população, ou seja, se o prefeito não compra, nem emprega, não movimenta a economia e a pobreza só aumenta. Nosso estado é abençoado com belezas naturais únicas em todo Nordeste com praias lindas, matas exuberantes, um sertão com trilhas e cânions e um rio São Francisco que é fonte de alimento e água para a população do semiárido. Mas faltam postos de trabalho, que podem surgir com projetos turísticos, uma atividade limpa, sem chaminé e que gera mais emprego que a indústria de mineração, que só destrói o meio ambiente e gera bolsões de miséria à sua volta, com a falsa promessas de empregos. O turismo é uma vocação de Alagoas e nesta atividade os gestores públicos deveriam focar suas atenções. Cerca de 70% dos municípios alagoanos possuem algum tipo de vocação turística, basta identificar, estruturar e colocar na prateleira do marketing para vender. Nosso litoral é um cartão postal. Neste contexto se pode destacar todos os municípios do Litoral Norte e a região dos Cânions do São Francisco como referência como pólos de turismo.

Litoral Sul

Os municípios do Litoral Sul, a partir da cidade do Roteiro, até hoje não conseguiram se destacar como destinos turísticos. Mesmo com praias e rios lindíssimos, o trecho de litoral, que vai de Jequiá da Praia até Piaçabuçu, não possui nenhum hotel, sequer de porte médio. 

Coruripe

Coruripe possui um potencial enorme com atrativos turísticos incríveis, mas falta tenacidade, persistência e principalmente compromisso com o desenvolvimento do turismo. Colocar pessoas certas e capazes e principalmente articuladas para realizar o trabalho de captação de investidores do turismo é o caminho.   

Feliz Deserto

Feliz Deserto também é outro município com apelos turísticos que precisam de um projeto de divulgação de seus atrativos. Um artesanato pujante, Feliz Deserto chegou a ter destaque anos atrás. Tem praias lindíssimas e uma gastronomia rica. Hoje é corredor de passagem dos grupos de turismo, que vão passear até à Foz do rio São Francisco.

Piaçabuçu

Se não fosse pelo pela beleza do passeio da Foz do rio e pelas dunas douradas, além de pequenos empresários Piaçabuçu não seria um destino turístico, porque simplesmente é uma das cidades mais mal cuidadas de Litoral Sul, o centro urbano apresenta praças toscas, mal iluminadas e geralmente com lixo.

Penedo

Para salvar o roteiro do Litoral Sul, graças a Deus temos a bela Penedo. Cuidada, restaurada e com gestores que trabalham conscientes para consolidar como destino turístico, mas que requer investimento, amor e principalmente visão de longo prazo. Penedo já deu passos importantes e é referência nacional hoje e tem muito ainda para conquistar na gestão de Ronaldo Lopes.

Promotores da pobreza

O que se investe em turismo ,se transforma em postos de trabalho, que deveria ser a grande preocupação dos gestores municipais. Uma certa vez um prefeito me disse, que não investia e divulgação do destino turístico, porque com o dinheiro daria para comprar muitas cestas básicas para seus eleitores. Para ele essa é a melhor forma de continuar no poder, mantendo a pobreza.  

Penedo/luto

O prefeito Ronaldo Lopes decretou sete dias de luto oficial em Penedo pela morte do ex-prefeito Alexandre Toledo. Penedo sentiu a perda de Alexandre, começando pelos adversários políticos que o respeitavam assim como ele também. Alexandre Toledo deixou sua marca no município no início de 2000 quando assumiu a prefeitura.

Maragogi/luto

O município de Maragogi também está de luto com a morte do ex-vereador e ex-presidente da Colônia de Pescadores, Ivanildo Oliveira, o Alemão. Muito querido pelos pescadores Alemão deixa uma histórica e luta pela categoria no município. Foi um grande parceiro nosso também de grandes reportagens no ar. Graças a Alemão fomos a primeira equipe de reportagem da TV alagoana a registrar a baleias no mar de Maragogi.

Artigos relacionados
Cotidiano

Barra de Santo Antônio: Prefeita Lívia Carla faz balanço dos 100 dias de governo

O governo da Prefeita Lívia Carla e vice Cleber Malta celebra os primeiros cem dias do mandato, data um marco…
Cotidiano

Prefeito de Penedo faz balanço dos 100 dias de governo

Decom PMP Os primeiros cem dias do governo Ronaldo Lopes/João Lucas mostram que a maioria dos penendeses fizeram a melhor…
Cotidiano

Prefeitura de Piranhas suspende cobrança de impostos pro 90 dias para empresas do setor produtivo

Atendendo ao pleito de diversos segmentos do setor produtivo e por considerar as dificuldades impostas pela pandemia, o prefeito de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :