Dia Internacional Sem Plásticos

0

Hoje é o Dia Internacional Sem Plásticos com o objetivo de chamar atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental, que representar 80% dos resíduos poluentes nos oceanos em todo mundo.

No Brasil ainda não sem tem ainda uma estimativa de quantos sacos plásticos o brasileiro usa por ano, mas deve passar das 700 unidades por ano. O cidadão na Europa consome cerca de 500 sacos plástico por ano, que acabam nos aterros sanitários, no meio ambiente principalmente nos oceanos, onde têm provocado uma verdadeira tragédia ambiental com a morte de várias espécies como as baleias, tartarugas e pássaros.

Outro grande problema são os chamados microplásticos, que são engolidos por pequenos animais que pensam que são alimentos e terminam morrendo com eles presos no aparelho digestivo.

Os sacos de plástico são constituídos por resinas tóxicas oriundas do petróleo e levam cerca de 500 anos a decompor-se. Apesar da gravidade da situação, apenas 2% da população recicla sacos plásticos. Os supermercados têm sito um grande “doador” dos plásticos para transporte de alimentos, um problema que deve ser resolvido nos próximos anos com uma legislação que busque restringir o uso dos plásticos apenas para casos essenciais.

Mudança de comportamento

Em Alagoas o Dia Internacional Sem Plástico não foi lembrado pelos órgãos ambientais, nem pelas ONGs. E justamente neste dia surgem nas praias de Maceió, muitas máscaras descartadas pela população e que chegam as areias através da maior ferida urbana da capital alagoana: o riacho Salgadinho.

Mesmo com as normativas editadas pela Prefeitura de Maceió, orientando as empresas e condomínios a destinarem corretamente as máscaras, elas continua a surgirem em nossas praias. Problemas que deverá causar uma péssima impressão aos turistas que começam a chegar no dia 15 de julho.

Europa

Nos supermercados na Europa os consumidores são cobrados pelos sacos que usam, por isso muitos estão levando para compras suas sacolas.

O Dia Internacional Sem Sacos Plásticos apela à mudança de comportamento de todas as pessoas do mundo relativamente ao uso dos sacos plásticos. Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o meio-ambiente. Vamos começar a mudar nosso comportamento e levar para comprar nossas abençoadas sacolas de casa.

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA