FPM em Alta

0

 

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresenta um aumento de 11,41%  em relação ao mesmo período de 2018, no acumulado de janeiro até a última quarta-feira (20), quando foi depositada a segunda parcela, que teve uma pequena queda de 7,52%. Os números são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que acredita que 2019 se manterá com um perfil financeiro positivo e até mesmo um pouco acima de 2018, que também teve um saldo positivo de pouco mais de 13 %, em relação a 2017. Essa tendência de aumento do FPM é um sinal que a economia brasileira começou a reagir desde o ano passado. Os recursos ainda são considerados exíguos pelos gestores, que a cada ano têm mais atribuições devido a um processo de municipalização de serviços, que não é acompanhado de atualização de valores dos repasses, principalmente dos programas criados pelo Governo Federal. Outro grande para os municípios problemas são os atrasos nos repasses dos recursos, fruto da burocracia e farta exigências desmedidas de documentação fútil e desnecessária, que só alimenta os burocratas. Os municípios precisam basicamente do reajuste dos valores dos programas sociais e rapidez na liberação dos recursos. O assunto está na pauta municipalista

 

Cigip/Equatorial

 

A empresa Equatorial assumiu a concessão dos serviços de distribuição de energia elétrica em Alagoas e com isso houve a suspensão da cobrança das Contribuições de Iluminação Pública (CIP), através das contas de energia. Para receber os valores da CIP os prefeitos terão que cobrar diretamente dos consumidores, operação muito difícil de ser realizada.  O Consorcio Intermunicipal de Gerenciamento de Iluminação Pública (Cigip) está negociando uma solução.

 

Arapiraca sem energia

 

Os moradores do Bairro Planalto em Arapiraca começaram a sofrer com a nova administração da concessionária Equatorial. O bairro ficou sem o fornecimento de energia elétrica por mais de 9 horas, entre a noite de terça-feira (19) e a quarta-feira (20). Os moradores tiveram perda de alimentos e os comerciantes tiveram as mercadorias estragadas devido a falta de resfriamento.

 

Delmiro/UPA

 

O prefeito de Delmiro Gouveia Eraldo Cordeiro está realizando um grande esforço sozinho para manter a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aberta. O incrível é que os prefeitos de Água Branca, Pariconha, Olho d’água do Casado e Piranhas não colaboram com a manutenção da UPA, mas mandaram para lá seus munícipes.

 

Delmiro/UPA 2

 

O prefeito Eraldo Cordeiro procurou também o secretário estadual de saúde, Alexandre Ayres, que de imediato garantiu que o governo vai estar ao lado do município para dar continuidade ao funcionamento da UPA. O secretário disse que o governo sabe da importância daquela unidade para região do Alto Sertão.

 

Maragogi/Mariscada

 

Desde ontem, sexta-feira (22) que acontece o Festival da Mariscada em Maragogi, no distrito de São Bento. A programação começou com a escolha Garota Mariscada e o Concurso de Gastronomia, além da programação musical. Hoje tem passeio de jangada com as crianças e competição dos “subidor” de coqueiros, a noite tem mais show musical.

 

Maragogi/independente

 

O vereador Junior da Barra Grande disse a nossa coluna que seu projeto político em Maragogi é independente e que não pretende fazer nenhuma aliança política nem com o atual prefeito, nem com o ex-prefeito Marcos Madeira. Segundo ele a intenção é apresentar um novo nome em 2020.

 

Traipu/Caixa eletrônicos

 

O prefeito de Traipu, Silvino Cavalcante, anunciou está semana que os caixas eletrônicos localizados na sede da prefeitura vão funcionar das 6 horas às 22 horas. O objetivo é proporcionar a população de Traipu condições de resolverem seus assuntos bancários, principalmente os beneficiados pelos Programas Sociais.

 

Arapiraca/Frigovale

 

Desde que o frigorifico Frigovale se instalou no Agreste muitos problemas surgiram no abastecimento de carne na região. Segundo o representante dos marchantes de Arapiraca Marlon Santos, a falta do cumprimento do contrato de concessão tem propiciado o aumento de carne de animais abatidos clandestinamente.

 

Arapiraca/Frigovale 2

 

Diante das várias denuncias contra o frigorífico, a Câmara de Vereadores pediu o fim do contrato com o município e a devolução do prédio público que a Frigovale ocupa, além de solicitar a secretaria municipal da fazenda de Arapiraca, que seja cobrado os valores do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQR) devido.

 

Penedo/Carlinhos Maia

 

O influenciado digital Carlinhos Maia continua fazendo sucesso e atraindo situações que requer segurança pessoal. No inicio dessa semana, um homem de Pernambuco esteve na Vila do Carlinhos, em Penedo procurando por Carlinhos, alegando que queria dinheiro. O elemento causou constrangimento aos moradores e foi contido pela polícia que descobriu que havia um mandado de prisão contra ele.

 

 

 

 

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA