O Carnaval do Brasil, veio de Veneza na Itália

0

A maior festa popular do Brasil, o Carnaval veio de Veneza com certeza. Muito de dessa nossa manifestação popular veio de La Sereníssima, na Itália, que realiza essa o Carnaval desde o século XVI.

O Carnaval em Veneza conquistou a Europa porque era uma oportunidade que os nobres encontraram de se misturarem ao povo, se serem identificados usando para isso fantasias e mascaras (maschera nobile), que até hoje são a marca do Carnaval de Veneza.

Há registro de que o Carnaval em Veneza já ocorria em 1268, com muita gente nas ruas desfilando com suas fantasias e mascaras. A nobreza percorria nas gondolas os canais de La Sereníssima. Esse glamour continua até hoje no Carnaval de Veneza, diz nossa guia, Andreza Gotti e é um privilégio de quem passa o Carnaval em La Sereníssima.


Segundo ela as tradicionais máscaras usadas possuem as cores tradicionais que são o branco, prateado e o dourada, entretanto nos últimos anos começaram a dar asas à criatividade e atualmente – esses adereços carnavalescos venezianos – ganharam mais cores O chapéu de três pontas também é bastante usado por mulheres e homens com suas bengalas elegantes. As máscaras de Veneza se transformaram em souvenir para os turistas, compram para levar de lembrança da cidade.

Houve um período tenebroso emque o Carnaval deixou de ser celebrado em 1797, durante no reinado de Lombardo-Véneto, devido a um acordo com Napoleão Bonaparte. A alegria do Carnaval de Veneza só voltou a ser realizado em 1800, dessa vez oficialmente como festa do calendário da cidade. Até hoje esse ato napoleônico é lembrado na cidade e tem sido motivo de muitas piadas.

Brasil copia Veneza

Há quem diga que o Carnaval no Brasil copiou a Veneza, com seu glamour. Por isso as fantasias sofisticadas e com muitas lantejoulas, são apetrechos alegóricos trazidos de Veneza. Os termos porta-bandeiras mestre sala são de personagens do Carnaval de Veneza. Entretanto a festa celebrada na cidade italiana é recheada de muita beleza com fantasias de nobres, desfiles de luxo e musicas alegres, tipicamente europeia,  ao contrário do Brasil onde a nudez prevalece com no ritmo do samba.


Atrações

O carnaval em Veneza dura 10 dias. A cidade fica lotada com pessoas de todo o mundo, que procuraram adquirir suas mascaras e acompanha dos desfiles pelas lindas ruas e canais de Veneza. No percurso muitos bares, restaurantes e a tranquilidade de que não será assaltado.

Existem na cidade vários teatros e casas de show e boates para todos os gostos. Uma tradição de Veneza são as óperas existentes e as escolas de arte. Nos hotéis se podem ver cartazes de apresentações que acontecem em dias determinados em palácios. Um banho de cultura e conhecimento para quem gosta.

Outra dica é ir às padarias venezianas, que oferecem pães, doces e salgados dos mais deliciosos da Europa. Pode se comer muito bem em Veneza. Contudo os restaurantes possuem preços salgados. Um jantar em restaurante as margens de um dos canais pode sair por ¢ 65,00 (R$ 220,00) para duas pessoas com vinho. Para quem deseja economizar pode ir às padarias, ou mesmo a um Mac Donald, que está em toda parte da Europa e sempre cheio.

Hospedagem

Para se hospedar aconselhamos ficar em hotéis próximos à estação de trens, uma dica são os hotéis da rede Boscolo Hotels. Lá tudo é mais fácil para o deslocamento seja nos barcos, ou a pés. Vale ressaltar que os hotéis são de pequeno porte, mas maravilhosos, geralmente foram pequenos palacetes e possuem uma arquitetura e mobiliário renascentistas. Um luxo e verdadeiramente uma volta no tempo.

Uma das principais atrações de Veneza é a Praça de San Marco, onde existem dezenas de cafés e restaurantes e agitação da noite está presente com muita gente bebericando. Um problema são os fumantes que estão por toda parte e não respeita quem não fuma. Esse é um grande problema não só em Veneza, mas em toda Europa.

Assim é Veneza, maravilhosa, rica em cultura e romantismo. Uma cidade ideal para irem os casais, pois a atmosfera é de muito romantismo e paixão. Vale a dica para lua de mel ou aniversário de casamento. La Sereníssima lhe espera.

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA